Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
23°
Fair

Geral Investidor abre ação coletiva contra Vale em Nova York

Além da companhia, o presidente da empresa, Murilo Ferreira, e o chefe financeiro, Luciano Siani, são processados nominalmente no mesmo processo. (Foto: Reprodução)

Em nome de um acionista, o escritório de advocacia Rosen entrou com uma ação coletiva contra a mineradora Vale na Justiça de Nova York, na segunda-feira.

O autor pede indenização por perdas causadas pela alegada omissão e distorção de informações sobre o contrato com a Samarco e os procedimentos ambientais e de segurança da companhia.

Em tese, a ação coletiva inclui como coautor todo investidor que tiver adquirido ativo da Vale nos Estados Unidos entre 21 de março e 30 de novembro de 2015.

Além da companhia, o presidente da empresa, Murilo Ferreira, e o chefe financeiro, Luciano Siani, são processados nominalmente no mesmo processo.

A ação acusa os réus de não terem informado apropriadamente que o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), resultou no despejo de lixo tóxico e que a Vale estava autorizada, por contrato com a Samarco, a depositar resíduos de minério de ferro de sua estação de tratamento da mina da Alegria para o Fundão.

“Os procedimentos da Vale para mitigar incidentes ambientais, de saúde e de segurança eram inadequados e, como resultado, as declarações dos réus sobre as perspectivas e os negócios da companhia foram falsos e/ou sem bases razoáveis”, diz o autor.

Quando os detalhes “verdadeiros” foram tornados públicos, afirma, os investidores sofreram danos.

O advogado Phillip Kim, que assina ação, afirmou que “muitos acionistas têm procurado o escritório com interesse em integrar a ação, desapontados com a perda de dinheiro”.

Sua expectativa é que o caso dure entre dois e quatro anos, mas é imprevisível.

Até fevereiro de 2016, outros autores podem propor processos semelhantes na corte sul de Nova York. O juiz, então, determinará qual será o líder da ação coletiva e a Vale poderá pedir o arquivamento da ação.

Outro lado

A mineradora disse, em nota que “ainda não há como nos posicionarmos sobre qualquer ação que tenha sido impetrada contra a Vale nos Estados Unidos, mas daremos as respostas apropriadas nos tribunais quando forem necessárias”.

Voltar Todas de Geral

Compartilhe esta notícia:

Crise brasileira atrapalha combate ao desmatamento, diz Marina Silva
Linha Turismo Iluminado faz passeio inaugural nesta quarta-feira
Deixe seu comentário
Pode te interessar