Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Investigação da Lava-Jato aponta que Collor recebeu 26 milhões de reais de propina

Compartilhe esta notícia:

Carros de luxo teriam sido comprados por Collor em nome de empresas de fachada. (Foto: Alan Marques/Folhapress)

As investigações da Operação Lava-Jato apontam que o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) recebeu, entre 2010 e 2014, 26 milhões de reais como pagamento de propina por contratos firmados pela BR Distribuidora. Collor é um dos 48 políticos investigados por suspeitas de participação em fraudes na Petrobras, investigadas pela Lava-Jato, e é alvo de inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal) por lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Para investigadores, há indícios de que parte do dinheiro desviado tenha sido usado por Collor para compra de carros de luxo em nome de empresas de fachada. Alguns deles – uma Ferrari, um Porsche e um Lamborghini – foram apreendidos pela Polícia Federal na Casa da Dinda, que foi a residência oficial do presidente da República na época em que Collor ocupou o cargo.

A ação fez parte da Operação Politeia, um desdobramento da Lava-Jato, realizada em 14 de julho. O advogado Fernando Neves, que defende o senador, afirmou que não comentará as suspeitas porque não obteve acesso a documentos da investigação. A defesa apresentou um pedido ao STF para que os carros apreendidos sejam devolvidos. O pedido será analisado pelo ministro do Supremo Teori Zavascki.

As investigações também apontam que as prestações do financiamento do Lamborghini estão atrasadas. Para a cúpula da Lava-Jato, os pagamentos pararam em razão da operação porque, segundo os investigadores, a propina parou de ser distribuída. Já existe, inclusive, um processo na Justiça de São Paulo para reaver o bem em razão da inadimplência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Há 18 meses em vigor no Brasil, a lei antibullying ainda “engatinha”
Dirceu, o abandonado, perde apoio até mesmo do partido que presidiu
https://www.osul.com.br/investigacao-da-lava-jato-aponta-que-collor-recebeu-26-milhoes-de-reais-de-propina/ Investigação da Lava-Jato aponta que Collor recebeu 26 milhões de reais de propina 2015-08-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar