Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral IPE abrirá sindicância contra pediatra anti-petista

Compartilhe esta notícia:

Deputados falaram sobre caso de médica que alegou razões partidárias para negar atendimento. (Foto: IPE/Divulgação)

O presidente do IPE (Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul), José Parode, e o diretor de saúde, Alexandre Escobar, receberam nesta terça-feira (12) os deputados estaduais Pedro Ruas (Psol), Manuela D’Ávila (Psol), Jefferson Fernandes (PT), Stela Farias (PT) e Valdeci Oliveira (PT). Os parlamentares pediram o descredenciamento da pediatra que negou atendimento ao filho de Ariane Leitão, ex-secretária de Políticas Públicas para Mulheres (PT), alegando questões partidárias.

Na ocasião, o procurador de Ariane, advogado Ramiro Goulart, formalizou à diretoria do IPE o pedido de descredenciamento da médica. Serão tomadas as medidas administrativas internas na autarquia e a abertura de uma sindicância para analisar a reivindicação.

Conselho

O Cremers (Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul) também investiga se a pediatra violou a ética médica ao vetar o atendimento de um menino de 1 ano, de quem cuidava desde o primeiro mês, porque a mãe dele é petista.

Em 22 de março, Ariane, mãe da criança, decidiu desabafar nas redes sociais e divulgou a mensagem que recebeu, na qual a médica anunciava o rompimento do vínculo profissional por “não ter mais condições” de tratar o menino.

O Simers (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul) saiu em defesa da pediatra. O órgão sustenta que, de acordo com um artigo do Código de Ética Médica, o médico deve exercer sua profissão com autonomia, sem a obrigação de prestar serviços a quem não deseje ou que contrariem sua consciência. A exceção recai sobre casos em que não há outro médico disponível, em situações de urgência ou emergência, ou quando a recusa possa colocar em risco a saúde do paciente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Governador garante que cumprirá responsabilidade com o Banrisul no pagamento do 13º salário
Terceira empresa offshore relacionada a presidente argentino é revelada
https://www.osul.com.br/ipe-abrira-sindicancia-contra-pediatra-anti-petista/ IPE abrirá sindicância contra pediatra anti-petista 2016-04-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar