Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Irma já deixa três mortos na Flórida

Compartilhe esta notícia:

Onda toma as ruas de Biscayne Bay, em Miami. (Foto: AP)

Três pessoas morreram na Flórida (EUA) em acidentes de trânsito provocados pelos fortes ventos e chuvas intensas da passagem do furacão Irma. A policial Julie Bridges, de 42 anos, faleceu neste domingo em uma colisão frontal perto da cidade de Sarasota, na costa oeste da Flórida, informou o xerife Arnold Lanier. “Ela trabalhou a noite toda em um abrigo e seguia para casa para pegar alguns mantimentos no momento do acidente”, disse o oficial.

Outro motorista morreu em um acidente quando seguia para o trabalho. A terceira vítima foi um homem que faleceu no sábado em um acidente perto de Key West, em Florida Keys, primeiro conjunto de ilhas do Estado atingido pelo Irma.

Em Miami, os impactos da tempestade já são sentidos em maior intensidade, com diversos pontos sem energia elétrica e árvores caídas pelas ruas. Além disso, na região costeira, há diversos pontos de alagamentos, o que aumenta a preocupação entre as autoridades. Pelas ruas da cidade, muitos carros estão com alarmes disparados após terem sido atingidos por objetos carregados pelos fortes ventos.

O arquipélago de Florida Keys acabou de enfrentar o pior do Irma que agora sobe a costa oeste. Algumas áreas estão submersas pelas águas da tempestade. Miami, no entanto, continuará enfrentar fortes ventos durante horas. Um guindaste no Centro da cidade se partiu e há muitos pontos de alagamentos, principalmente na região mais próxima do mar.

Mesmo fora da rota do olho do furacão, ondas de até 4 metros podem ocorrer no mar. No lado Oeste da Florida, contudo, são esperadas ondas de até seis metros. Em sua última atualização de previsão, o Centro Nacional de Tempestades divulgou uma mensagem de alerta:

“Existe um perigo iminente de inundações trazidas por tempestades que causam perigo de vida em grande parte da costa oeste da Flórida, incluindo Florida Keys, onde um aviso de tempestade está em vigor. A ameaça de inundações catastróficas é mais alta ao longo da costa sudoeste do estado, onde são esperados 3m a 4,5m de inundações acima do nível do solo. Esta é uma situação que ameaça a vida”.

Também há uma preocupação com tornados. É que a costa leste, incluindo a cidade de Miami está no chamado “lado sujo” da tempestade, o que significa forte impulso nos ventos e aumenta as possibilidades de tornados, ao longo de todo o dia.

A orientação oficial é para que a população não saia de casa, porque os objetos carregados pelos ventos podem ser transformados em verdadeiros projéteis. Além disso, como muitos cabos são desprendidos da rede elétrica, as pessoas também correm o risco de serem eletrocutadas.

O Departamento de Polícia de Miami informou que seus oficiais estão protegidos para sua segurança e podem não responder às chamadas de serviço. O alerta foi divulgado pelo Twitter. Funcionários do serviço público da Flórida informaram que mais de 2 milhões de pessoas estão sem luz. Cerca de 50 mil pessoas se refugiaram em abrigos.

Diferente do esperado, o furacão começou a ter a rota alterada, se deslocando para Oeste. Este fato tem despertado especial preocupação das autoridades, visto que esta é uma área que não está habituada a receber tempestades desta natureza. Portanto, há um temor de que cause impactos ainda mais fortes na região.

Quase 6,3 milhões de habitantes, o que representa mais de 25% da população da Flórida, receberam ordem de evacuação, o que criou “cidades fantasma”. O arquipélago das Keys é particularmente vulnerável ao aumento do nível do mar. O NHC advertiu que espera “tempestades que coloquem em risco a vida dos moradores nas Keys e na costa oeste da Flórida”.

Cidades como Tampa e São Petersburgo estão na rota da tempestade. A área de Tampa Bay, com uma população de cerca de três milhões, não é atingida por um grande furacão desde 1921. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Casal endividado fatura US$ 15 milhões em raspadinha
Europa não quer acordo, mas rendição da Grécia
https://www.osul.com.br/irma-ja-deixa-tres-mortos-na-florida/ Irma já deixa três mortos na Flórida 2017-09-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar