Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Irmãos Batista teriam buscado um acordo de delação premiada após a Justiça afastá-los do comando do grupo. Operações em série da Polícia Federal atingiram suas empresas

Compartilhe esta notícia:

Operações foram desencadeadas a partir de julho do ano passado. (Foto: Folhapress)

Uma série de operações desencadeadas a partir de julho do ano passado – Sépsis, Greenfield 1 e 2, Carne Fraca e Bullish – arrastaram um dos maiores conglomerados empresariais do País para um acordo de colaboração com a Justiça.

As empresas do grupo J&F, controlado pelos irmãos Wesley e Joesley Batista, apareceram na Lava-Jato em 2014, primeiro ano da operação. Na época, a JBS S.A. foi incluída na quebra de sigilo de uma das empresas de fachada ligadas ao doleiro Carlos Habib Chater. Depois disso, as empresas do grupo deixaram o noticiário relacionado à operação. No ano passado, no entanto, a partir da Sépsis, a maior produtora de proteína animal do mundo entrou no radar dos investigadores.

A Séspis mostrou detalhes da delação do ex-dirigente da Caixa Fabio Cleto sobre pagamento de propina para liberação de aportes do Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Entre as empresas beneficiadas pela organização criminosa formada, segundo investigações, por Cleto, pelo deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e pelo operador Lúcio Funaro estava a Eldorado Celulose, do grupo J&F.

Na Greenfield, os investigadores apuraram irregularidades nos repasses do Funcef e do Petros, fundos da Caixa e Petrobras, respectivamente, no FIP Florestal, responsável por investir na Eldorado Celulose. Por causa dos indícios de irregularidades, o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal em Brasília, afastou Joesley e Wesley do comando das empresas do grupo – o que teria sacramentado a escolha de Joesley por um acordo de delação.

Enquanto via suas empresas entrarem uma a uma na mira dos investigadores, Joesley negociava o acordo, recém-homologado. Entre abril e maio, a J&F ainda viu a PF realizar Operação Carne Fraca contra possíveis pagamentos de propina em frigoríficos da JBS e também foi alvo da Operação Bullish. (Fabio Serapião e Fábio Fabrini/AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Andrea, irmã do senador Aécio Neves, sempre atuou nos bastidores
Deputados e senadores governistas querem a reorganização da tropa aliada para apoiar Michel Temer
https://www.osul.com.br/irmaos-batista-teriam-buscado-um-acordo-de-delacao-premiada-apos-justica-afasta-los-comando-grupo-operacoes-em-serie-da-policia-federal-atingiram-suas-empresas/ Irmãos Batista teriam buscado um acordo de delação premiada após a Justiça afastá-los do comando do grupo. Operações em série da Polícia Federal atingiram suas empresas 2017-05-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar