Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte “Já paguei todos os impostos”, afirma o pai de Neymar

Compartilhe esta notícia:

Atacante Neymar Jr. foi isentado de culpa por seu pai. (Foto: Lluis Gene/AFP)

O atacante Neymar Jr. foi isentado de culpa por seu pai, Neymar da Silva Santos, em depoimento nesta terça-feira em Madri, na sede da Audiência Nacional, órgão da Justiça espanhola que investiga suspeita de fraude na transferência do jogador para o Barcelona, em 2013. Os dois depuseram ao juiz José de la Mata. Neymar pai, responsável pela administração da carreira do jogador, disse que seu filho se dedica exclusivamente a jogar futebol. Segundo ele, Neymar só queria ir jogar no Barcelona e não participou da negociação do contrato.

“Ele respondeu a todas as perguntas do juiz com ‘Não sei, não sei, não sei’. Ele só joga”, disse o pai ao final de mais três horas de depoimento. Neymar chegou às 16h50min (de Madri, 13h50min em Brasília-DF), dez minutos antes do horário marcado, acompanhado pelo pai, por advogados e por seguranças. Segundo Neymar pai, os dois estavam aborrecidos por ter tido que viajar a Madri para o depoimento. “Não é legal estar aqui. A gente tem mais o que fazer”, disse.

O jogador do Barcelona e da seleção brasileira estava de óculos escuros espelhados e vestia calça jeans skinny, camisa branca para fora de calça e um blazer preto com detalhes brilhantes na lapela. Ao sair, após depor durante 90 minutos, não deu declarações à imprensa. Ele parou três vezes para tirar fotos com torcedores e distribuir autógrafos para crianças, mas não quis responder às perguntas de dezenas de jornalistas que o esperavam.

Neymar regressou imediatamente para Barcelona. A mãe do jogador, Nadine Gonçalves da Silva Santos, que também havia sido intimada a depor, não compareceu. Ela deverá prestar depoimento por videoconferência. O processo na Audiência Nacional está em fase de instrução. O juiz José de la Mata, da Audiência Nacional, acolheu a queixa da empresa brasileira DIS – Esportes e Organização de Eventos, que detinha 40% dos direitos federativos de Neymar quando ele ainda era jogador do Santos.

A empresa se considera prejudicada porque o jogador e o clube teriam, supostamente, ocultado o real valor da transação. Oficialmente, a transferência de Neymar custou 57 milhões de euros, sendo que 17 milhões de euros teriam sido pagos ao Santos. Um contrato firmado entre Neymar, seu pai e os dois clubes em 2011 teria assegurado ao jogador 40 milhões de euros, em troca da garantia da transferência dois anos depois.

A investigação da Audiência Nacional estipulou que o valor real da transferência de Neymar para o Barcelona foi de 83,3 milhões de euros. Na Audiência de Barcelona há outra investigação em andamento sobre os supostos delitos fiscais cometidos durante a transação.

O pai de Neymar descartou um acordo com a DIS para o pagamento de indenização. Ele disse também que não se preocupa com a possibilidade de ter que pagar mais impostos. “Não fizemos nada de errado. Já paguei todos os impostos”, declarou. O magistrado aceitou a tese da DIS de que o contrato prévio, de 2011, lhe impediu de negociar a transferência de Neymar no mercado e de obter valores ainda mais altos com outros clubes interessados no craque brasileiro.

O juiz solicitou cópias das propostas feitas ao Santos, entre 2009 e 2013, por Chelsea, Real Madrid, Bayern de Munique e Manchester City. No processo, em que Neymar e os dirigentes do Barcelona depõem na condição de investigados, sob suspeita de estelionato e corrupção privada, o juiz José de la Mata considera que as duas partes “simularam contratos para disfarçar o que na realidade era pagamento por transmissão de direitos federativos”. (Fernanda Godoy/Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Pai revela oferta milionária para Neymar deixar o Barcelona
Em adeus de D’Alessandro, Inter conquista Recopa Gaúcha nos pênaltis
https://www.osul.com.br/ja-paguei-todos-os-impostos-afirma-o-pai-de-neymar/ “Já paguei todos os impostos”, afirma o pai de Neymar 2016-02-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar