Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Celebridades Jane Fonda presa aos 81 anos em protesto nos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Segundo atriz, a intenção é ser detida todas as sextas-feiras, nas próximas 12 semanas. (Foto: Reprodução)

A atriz Jane Fonda, de 81 anos, foi uma das 16 pessoas detidas em um protesto de ativistas ambientais em Washington, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (11).

Vídeos nas redes sociais mostram a atriz sendo algemada e levada em uma viatura policial. O protesto do grupo Oil Change International exigia medidas contra o aquecimento global.

“Hoje, a polícia do Capitólio dos Estados Unidos prendeu 16 pessoas por protestarem ilegalmente na entrada leste do Capitólio”, disse uma porta-voz da polícia à imprensa norte-americana.

O perfil oficial da atriz no Twitter compartilhou imagens do protesto e da prisão, publicadas pelo grupo ativista “Fire Drill Fridays”, do qual Jane Fonda participa.

Jane se mudou recentemente para a capital com o objetivo de acompanhar de perto os protestos pela causa ambiental. “Estarei no Capitólio toda sexta-feira, faça chuva ou faça sol, inspirada e encorajada pelo incrível movimento que nossos jovens criaram”, anunciou a vencedora de dois Oscar em seu blog na última quinta-feira (10).

“Vamos incorrer em desobediência civil e vamos ser presos a cada sexta-feira”, disse ela.

Nas declarações ao jornal Jane disse que para o protesto se inspirou na jovem ambientalista Greta Thunberg, que no ano passado iniciou sozinha uma greve às aulas todas as sextas-feiras, em protesto pela inação dos políticos face às alterações climáticas. Greta tem hoje milhões de seguidores em todo o mundo.

“Greta disse que temos que atuar como se a casa estivesse a arder. Chamarei a estes protestos o simulacro de incêndio das sextas-feiras”, comentou Jane Fonda.

E acrescentou: “Vocês não veem, mas eu tenho uma armadura que me protege (…). Tenho 82 anos. Não há nada que possam fazer-me. Não importa o que façam”.

A campanha “simulacro de incêndio das sextas-feiras” anunciou num comunicado que os protestos vão continuar pelo menos até meados de janeiro e que a eles se juntarão “celebridades científicas, economistas e pessoas das comunidades afetadas”.

Histórico

A atriz possui um longo histórico como ativista política. Em 1970, chegou a ser presa no aeroporto de Cleveland enquanto protestava contra a Guerra do Vietnã – seu engajamento chamou a atenção do então presidente Richard Nixon, que descreveu Jane como “bela, mas equivocada” em suas escolhas políticas.

A artista também está ligada ao ativismo ambiental, fazendo forte oposição à indústria de combustíveis fósseis. “Eu não posso mais ficar quieta e permitir que nossos funcionários eleitos ignorem – e pior ainda – encorajem as indústrias que estão destruindo nosso planeta por lucro. Nós não podemos continuar apoiando isso”, escreveu em seu blog recentemente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Celebridades

Gusttavo Lima compra jatinho no valor de 48 milhões de reais
Jane Fonda é presa em protesto de ativistas contra o aquecimento global nos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/jane-fonda-presa-aos-81-anos-em-protesto-nos-estados-unidos/ Jane Fonda presa aos 81 anos em protesto nos Estados Unidos 2019-10-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar