Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Japão quer diálogo com a Coreia do Sul sobre escravas sexuais

Compartilhe esta notícia:

Abusos ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial (Foto: Reprodução)

O ministro das Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishida, afirmou que o país está pronto para “trabalhar arduamente” em um diálogo com a Coreia do Sul para alcançar um acordo sobre o drama histórico das mulheres submetidas à escravidão sexual durante a Segunda Guerra Mundial.

“Em minha visita à Coreia vamos nos coordenar sobre o tema”, disse Kishida a respeito do diálogo entre os dois países sobre o assunto que, 70 anos depois do fim da guerra, continua afetando as relações entre as nações, em um momento em que cada vez há menos mulheres sobreviventes.

Estamos prontos para “trabalhar arduamente na relação entre Japão e Coreia do Sul e no tema das “mulheres conforto'”, disse o ministro, utilizando o eufemismo adotado por Tóquio para mencionar o tema.

O Japão divulgou uma declaração em 1993 na qual expressava “sinceras desculpas e arrependimento” às mulheres que sofreram uma “dor incomensurável, do ponto de vista físico e psicológico pelas feridas, depois que foram usadas como ‘mulheres conforto'”.

Mas o tema está longe de ser um assunto do passado entre os dois países, que em 1965 normalizaram suas relações. Desde então, Tóquio repassou quase 800 milhões de dólares em subvenções ou empréstimos para sua ex-colônia.

Seul, no entanto, deseja que Tóquio formule uma nova declaração para pedir perdão às mulheres escravizadas nos prostíbulos do exército imperial. Em junho, um grupo de sobreviventes apresentou a um tribunal norte-americano uma demanda para receber uma compensação de  20 milhões de dólares do governo japonês.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Confira dicas do Procon para facilitar a troca de presentes de Natal
Moradores de vila em Porto Alegre entram em confronto com a polícia
https://www.osul.com.br/japao-quer-dialogo-com-a-coreia-do-sul-sobre-escravas-sexuais/ Japão quer diálogo com a Coreia do Sul sobre escravas sexuais 2015-12-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar