Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Japesca expande operação com novos negócios

Compartilhe esta notícia:

A expectativa, segundo o CEO do Grupo, Gabriel Mendo da Cunha, é um acréscimo em vendas no decorrer do evento.(Foto: divulgação)

Quando o assunto é peixaria, a Japesca impõe sua tradição no Mercado Público, na Capital, referendada pela qualidade e diversidade dos produtos ofertados, somados à excelência no atendimento. São 45 anos de atividades que marcam a trajetória da empresa, fundada por João Lopes da Cunha, hoje com 75 anos e ainda presente na operação. De um pequeno ponto comercial, nos anos 1970, a Japesca expandiu, buscando outros nichos de mercado, que contribuíram para seu crescimento. Além da peixaria, que consolidou o ponto de distribuição da empresa na Capital, a Japesca conta com uma indústria de pescados em São Lourenço, tendo à frente seu fundador. Um entreposto de pescados está localizado em Rio Grande, sendo que também se faz presente em São Paulo, através de um atacado de pescados junto à Ceagesp, a central de abastecimento da cidade.

Na busca por diferenciais competitivos e ampliação de mercado, a Japesca em 2009 deu um passo importante ao abrir as portas da primeira temakeria no Mercado Público, um restaurante japonês, com cardápio centrado na expertise da empresa e qualidade dos seus produtos, a preços convidativos, com a proposta de popularizar a culinária japonesa, tornando-a acessível ao grande público. A iniciativa conquistou adeptos e foi um empurrão para a abertura de outras sete lojas no mesmo formato, somando esforços no crescimento da empresa, que exibe 220% de crescimento de 2013 para cá. No comando de toda a operação estão os filhos do fundador, Gabriel Antonio Mendo da Cunha e Roberto Mendo da Cunha, ao lado de outro sócio, Paulo Henrique Gottert. Entusiasmado pela condução dos novos rumos tomados pela empresa, Gabriel Antonio revela seu otimismo ao apontar os planos de expansão do grupo, que passam pela abertura de outras duas lojas de temakeria em pontos nobres da Capital – uma próxima ao Foro Central e outra na Zona Sul. Mas não fica nisso, a presença da Japesca por todo o Estado é uma das metas, através da abertura de franquias a partir de 2016. “Estamos finalizando o estudo de franqueabilidade”, diz Gabriel.

Outro braço do grupo que ganha representatividade no cenário gastronômico local é um restaurante peruano, o primeiro do gênero na Capital, aberto há um ano, na Nilo Peçanha, a Cevicheria Japesca. Oferecer a fusão das culinárias japonesa e peruana é o mote do espaço. “Apostamos nesta ideia da culinária nikei, que funde ambas”, diz Gabriel, reiterando a presença do público A/B no estabelecimento, que abre suas portas à noite. Ele salienta que, depois do crescimento acelerado apresentado pelas temakerias, até em função da preferência do jovem pelo tipo de comida ofertada, a aposta agora recai na cevicheria, até porque a culinária peruana hoje é destaque no setor. Para dar corpo ao restaurante, chefs de renome foram trazidos do Peru para um treinamento que teve duração de seis meses às equipes que gerenciam o ponto comercial. Eles foram auxiliados por um consultor gastronômico japonês que se uniu ao grupo, dando consistência ao projeto, que teve origem no apurado paladar de Gabriel ao visitar o Peru e degustar os sabores, produtos e tipicidade desta culinária.

Um gosto especial pela atividade

Gabriel Antonio Mendo da Cunha, 41 anos, é um visionário. Com 10 anos de idade, já marcava presença na peixaria, no Mercado Público, e, aos 14, já começava a trabalhar no local, ao lado do pai, João Lopes da Cunha, ganhando experiência em todas as áreas que envolviam o ponto comercial, da financeira à administrativa. Assim, nascia seu gosto pela atividade, que permanece até hoje.

Formado em Direito, ele diz que gosta mesmo é da compra e venda do peixe, aliado ao desenvolvimento da linha de pescado, sempre em busca de novidades para ofertar aos clientes. “Fomos a primeira peixaria a comercializar o Salmão vindo do Chile e o Atum”, diz ele. Depois vieram o Saint Peters e a Tilápia e tantos outros que passaram a integrar o cardápio de opções que a Japesca oferta ao público, inclusive a lagosta. “São produtos frescos não encontrados em nenhum outro local”, atesta, com orgulho. Com mais de 400 colaboradores hoje na equipe, a Japesca cresce sob o olhar e a tutela de Gabriel e de seu irmão Roberto, além do sócio Paulo Gottert.

Participar do crescimento do grupo é outro motivo de satisfação, até porque todo o projeto de expansão da empresa impõe a formação e o aperfeiçoamento da equipe. “Criamos oportunidades e vivenciamos o desenvolvimento das pessoas que trabalham conosco. Isto é muito gratificante. Eu gosto de formar pessoas, vendo o crescimento delas passo a passo com a gente.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Ministro do Supremo autoriza busca no gabinete do presidente da Câmara dos Deputados
Edital para a contratação de empresas de ônibus na Capital gaúcha será publicado nesta quarta-feira
https://www.osul.com.br/japesca-expande-operacao-com-novos-negocios/ Japesca expande operação com novos negócios 2015-05-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar