Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Japoneses não podem se desculpar para sempre pela guerra, diz primeiro-ministro do país

Compartilhe esta notícia:

Aliado da Alemanha nazista, o Japão se rendeu em 15 de agosto de 1945. (Foto: reprodução)

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, expressou nessa sexta-feira “condolências eternas” pelas vítimas da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) em seu país e no exterior, mas afirmou que as futuras gerações “não devem ser predestinadas” a pedir desculpas pelo passado militar do país, em um discurso que marcou o 70º aniversário da rendição japonesa. “O Japão reiterou muitas vezes seu sentimento de remorso profundo e suas desculpas sinceras por seus atos durante a guerra”, expressou o premiê.

Ressaltando que cerca de 80% dos habitantes nasceram depois do fim da guerra, Abe disse que o país não pode permitir que “as futuras gerações, que não têm nada a ver com a guerra, sejam predestinadas a pedir desculpas”. O Japão, aliado da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra, rendeu-se em 15 de agosto de 1945 após a Força Aérea dos Estados Unidos lançar duas bombas atômicas sobre o país asiático, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki.

O discurso dessa sexta-feira era muito aguardado pelos vizinhos, especialmente China e Coreia do Sul. Ambos sofreram com o militarismo e a expansão imperial japonesa entre 1910 e 1945.

Sinceridade

A China declarou nessa sexta-feira que quer que o Japão peça “desculpas sinceras” pela agressão cometida durante a Segunda Guerra Mundial, horas depois de Shinzo Abe reiterar sua profunda pena pelos atos cometidos durante o confronto. O ministério chinês das Relações Exteriores formulou a solicitação em uma declaração publicada em seu site, na primeira reação oficial às palavras do premiê japonês.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Exportações gaúchas caem quase 10% em julho
Venezuelanos passam noites em filas nos supermercados para conseguir alimentos
https://www.osul.com.br/japoneses-nao-podem-se-desculpar-para-sempre-pela-guerra-diz-primeiro-ministro-do-pais/ Japoneses não podem se desculpar para sempre pela guerra, diz primeiro-ministro do país 2015-08-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar