Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil João de Deus é denunciado pela décima vez por crimes sexuais contra mais cinco mulheres

Compartilhe esta notícia:

Além das denúncias por abuso durante atendimentos, ele responde a mais dois processos por corrupção de testemunha e coação, além de posse ilegal de armas. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O MP-GO (Ministério Público de Goiás) apresentou, na manhã desta terça-feira (29), em Goiânia, uma nova denúncia contra João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus. Esta é a décima denúncia por crimes sexual apresentada contra ele, que está preso, mas nega ter cometido os abusos.

Os crimes que motivaram a nova denúncia ocorreram entre 2015 e 2016, e envolve, ao todo, 15 casos. No entanto, apenas cinco poderão ir a julgamento, já que os outros 10 prescreveram. De acordo com o promotor Luciano Miranda, devido ao estado saúde físico e mental das vítimas, o MP entendeu que o crime se trata de estupro de vulnerável.

“Eram vítimas que estavam frágeis acometidas de doenças, como câncer, por exemplo”, comentou Miranda. Ainda de acordo com o promotor, a prescrição dos 10 casos em questão se deu em razão da idade de João de Deus, que tem 78 anos.

“A partir dos 70 anos de idade, o prazo prescricional cai pela metade. Esse crime prescreveria em 20 anos, no caso dele prescreve em 10. Ou seja, só entram os casos de 2010 pra cá”, explicou.

Ainda assim, todas as mulheres mencionadas nessa denúncia deverão ser ouvidas pelo Judiciário, como testemunhas ou informantes. “Elas serão ouvidas judicialmente para ajudar no entendimento dos casos”, afirmou o promotor.

O Ministério Público calcula que o número de vítimas supera 330. Dessas, 133 já possuem depoimentos no Judiciário. Outras 80 constam como testemunhas ou informantes. As demais ainda terão os casos analisados pelo MP para que seja avaliada a possibilidade de oferecer novas denúncias por crimes sexuais.

Prisão

João de Deus está preso desde 16 dezembro de 2018. Ele sempre negou que tivesse abusado sexualmente de mulheres e adolescentes que o procuravam na Casa Dom Inácio de Loyola para atendimentos espirituais.

Em março, João de Deus foi levado para um hospital de Goiânia. Ele ficou mais de dois meses internado com um aneurisma no abdômen. Por determinação da Justiça, voltou ao presídio em 6 de junho, onde está desde então.

A defesa dele vem tentando que ele seja transferido para a prisão domiciliar, mas teve o pedido negado diversas vezes. Ele já saiu por mais de uma vez do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia para fazer exames.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O governo proíbe pesca de lagosta e camarão em áreas afetadas pelo vazamento de óleo no Nordeste
Illumination, o show do Lago, emociona o público no 34º Natal Luz de Gramado
https://www.osul.com.br/joao-de-deus-e-denunciado-pela-decima-vez-por-crimes-sexuais-contra-mais-cinco-mulheres/ João de Deus é denunciado pela décima vez por crimes sexuais contra mais cinco mulheres 2019-10-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar