Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Jornalistas realizam atos em defesa da liberdade de imprensa

Compartilhe esta notícia:

"É o jornalista que escolhe o lado da notícia que ele vai ficar", defende o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Milton Simas Jr. (Foto: divulgação)

A Famecos (Faculdade dos Meios de Comunicação), da PUCRS, promoveu nesta terça-feira (28) ato em defesa do jornalismo livre com a participação do jornalista Matheus Chaparini, do Jornal JÁ. O profissional foi preso na cobertura da desocupação do prédio da Secretaria da Fazenda do RS (Sefaz).

O ato, com o objetivo de unir profissionais, estudantes e diferentes entidades nacionais e internacionais discutiu a defesa do exercício livre da profissão do jornalista. “Obviamente, temos regras e situações em que temos que cumprir e vamos cumprir, mas o jornalismo é livre. No momento em que ele perde essa liberdade, tudo se compromete. A sociedade, infelizmente, corre risco quando isso acontece. Nós vamos gritar desde a universidade para que os alunos aprendam dessa maneira, para que o mercado esteja conosco e todos juntos, com a sociedade, mostremos com muita clareza que jornalismo é livre. Responsável e livre”, afirmou Fábian Chelkanoff, coordenador do curso de Jornalismo da Famecos.

Entre as presenças no evento estavam Celso Augusto Schröder, presidente da Federación de Periodistas de América Latina y el Caribe (Fepalc) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e professor da Famecos/PUCRS; João Batista de Melo Filho, presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI); Milton Simas Junior, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul (Sindijor-RS); Elmar Bones da Costa, editor chefe do Jornal JÁ; Juremir Machado da Silva, jornalista do Grupo Record e professor da Famecos/PUCRS; Luiz Antônio Araújo, jornalista do Grupo RBS e professor da Famecos/PUCRS; e a diretoria do Centro Acadêmico Arlindo Pasqualini (Caap) da Famecos.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjor-RS) emitiu dia 15, logo após a prisão de Chaparini, uma nota de repúdio ao ocorrido. “A prisão de um jornalista durante o exercício profissional mostra o tratamento que é dispensado a quem busca, através de seu trabalho, informar a população, em uma tentativa de inibir a atuação da imprensa na cobertura e esclarecimento dos fatos”.

Professores da UFRGS também fizeram uma nota de repúdio à prisão do repórter. O Presidente da OAB/RS se comprometeu a avaliar o caso e, junto com o Sindicato Jornalistas RS, cobrar uma resposta do governador José Ivo Sartori. O Sindicato Jornalistas RS tem buscado apoio de outros setores da sociedade na tentativa de pressionar o Executivo a se manifestar. No Senado Federal foi lido, pelo Senador Paulo Paim, nota do Sindjor-RS de repúdio as últimas atitudes contra os profissionais da comunicação social.

Moção de repúdio
Também foi aprovada na plenária final do 37º Congresso Estadual dos Jornalistas Profissionais do RS uma moção de repúdio à prisão do jornalista Matheus Chaparini e que está disponível para coleta de assinatura online. O documento será apresentado no Congresso Nacional dos Jornalistas, que será realizado no mês de agosto em Goiânia (GO).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Justiça aceita pedido de recuperação da Oi
Contra machismo e cantadas, mulheres criam grupos restritos nas redes sociais
https://www.osul.com.br/jornalistas-realizam-atos-em-defesa-da-liberdade-de-imprensa/ Jornalistas realizam atos em defesa da liberdade de imprensa 2016-06-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar