Últimas Notícias > CAD1 > A Apple deixa de vender o iPhone 7 de 256 GB para impulsionar as vendas do iPhone 8

Jovem com câncer leva bronca por usar turbante e faz desabafo

Thauane Cordeiro, 19 anos, está passando por tratamento de câncer. (Foto: Reprodução/Facebook)

Muitos ativistas do movimento negro acreditam que brancos não devem usar turbantes e outros trajes típicos da tradição afro, pois isso seria “apropriação cultural”. Thauane Cordeiro, que tem leucemia mieloide aguda, levou uma bronca de uma pessoa com essa opinião por usar turbante para lidar com a queda de cabelos causada pelo tratamento da doença.

Após sofrer represália no transporte público de Curitiba (PR), cidade onde mora, a jovem fez um desabafo no Facebook e usou a hashtag #vaitertodosdeturbantesim que está movimentando as redes sociais.

“Eu estava na estação com o turbante me sentindo diva. Comecei a reparar que tinha bastante mulheres negras, lindas aliás, que estavam me olhando torto. […] Enfim, veio uma falar comigo e dizer que eu não deveria usar turbante porque eu era branca. Tirei o turbante e falei: “está vendo essa careca, isso se chama câncer, então eu uso o que eu quero!”, relatou Thauane.

Leia a mensagem da jovem:

“Vou contar o que houve ontem, pra entenderem o porquê de eu estar brava com esse lance de apropriação cultural:

Eu estava na estação com o turbante toda linda, me sentindo diva. E eu comecei a reparar que tinha bastante mulheres negras, lindas aliás, que tavam me olhando torto, tipo ‘olha lá a branquinha se apropriando dá nossa cultura’, enfim, veio uma falar comigo e dizer que eu não deveria usar turbante porque eu era branca. Tirei o turbante e falei ‘tá vendo essa careca, isso se chama câncer, então eu uso o que eu quero! Adeus.’, Peguei e sai e ela ficou com cara de tacho. E sinceramente, não vejo qual o PROBLEMA dessa nossa sociedade em, meu Deus!

#VaiTerTodosDeTurbanteSim.”

Deixe seu comentário: