Terça-feira, 19 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Juiz determina transferência de Sérgio Cabral para presídio federal

Compartilhe esta notícia:

Quando Cabral foi transferido para Curitiba tinha os pés e mãos algemados. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O juiz Marcelo Bretas aceitou nesta segunda-feira (23) o pedido de transferência do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) para um presídio federal, feito no mesmo dia pelo MPF (Ministério Público Federal) durante o interrogatório dele.

Durante o depoimento, Cabral falou sobre supostos negócios da família do juiz no ramo de “bijouterias”, além da suposta concretização da delação de Renato Pereira, ex-marqueteiro do PMDB. Ele também falou sobre o encaminhamento de delações.

“Durante o interrogatório do senhor Sérgio Cabral, ele mencionou expressamente que, na prisão, recebe informações inclusive da família desse magistrado, o que denota que prisão no Rio não tem sido suficiente para afastar o réu de situações que possam impactar nesse processo”, afirmou o procurador Sérgio Pinel.

Bretas acatou o pedido, afirmando que este tipo de declaração é “inusual”. “Será que representa alguma ameaça velada? Não sei, mas fato é que é inusual”.

“É no mínimo inusitado que ele venha aqui trazer a juízo, numa audiência gravada, a informação de que recebe ou acompanha a rotina da família do magistrado. Deixa a informação de que apesar de toda a rigidez (do presídio no Rio), que imagino que aja, aparentemente tem acesso privilegiado a informações que talvez não devesse ter”, disse o juiz.

Visita

Os filhos dp ex-governador Sérgio Cabral estiveram na cadeia pública José Frederico Marques, em Benfica, Zona Norte do Rio, na manhã do último sábado (21), para visitar o pai. A família chegou à prisão por volta das 10h20min e, entre os três filhos que estiveram no local, estava o deputado federal Marco Antônio Cabral (PMDB-RJ) também esteve no presídio.

O deputado foi denunciado por improbidade administrativa por causa das visitas feitas ao pai, que está preso desde novembro do ano passado. De acordo com o Ministério Público Federal do Rio, Marco Antônio abusou da prerrogativa parlamentar para fazer visitas ao pai fora dos dias e horários permitidos. O MPF também relacionou algumas dessas visitas a ausências do deputado em sessões da Câmara.

O MPF analisou as visitas que Sérgio Cabral recebeu entre 24 de novembro do ano passado e 21 de abril deste ano, quando o ex-governador estava preso no presídio de Bangu 8, no complexo penitenciário de Gericinó. O documento da Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) revela que o filho do ex-governador visitou o pai 29 vezes e usou a prerrogativa parlamentar em 23 delas.

Ainda de acordo com os procuradores, “33 visitas aconteceram fora dos dias e horários permitidos”, o que demonstra que ele “abusou gravemente” da prerrogativa. Marco Antônio Cabral afirma que a acusação é absurda e que nunca faltou a uma sessão para visitar o pai. Destaca ainda que o pedido feito pelo Ministério Público Federal de bloqueio de bens foi indeferido liminarmente pelo juiz competente.

O MPF diz que “em consulta à página eletrônica da Câmara que informa a frequência dos deputados federais, consta que alguns dos dias em que Marco Antônio Cabral esteve ausente da casa legislativa coincidem com dias em que ele visitou Sérgio Cabral”.

Os procuradores destacam que o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), informou que não foram encontrados registros de descontos relativos a essas ausências de Marco Antônio Cabral.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Lava-Jato: Ordem no Planalto é blindar Dilma e evitar contaminação do governo
Polícia Militar atira e mata turista espanhola na Rocinha alegando que o carro no qual ela estava furou um bloqueio
https://www.osul.com.br/juiz-determina-transferencia-de-sergio-cabral-para-presidio-federal/ Juiz determina transferência de Sérgio Cabral para presídio federal 2017-10-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar