Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
31°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Juiz Sérgio Moro aceita que Lula e Temer sejam testemunhas de Eduardo Cunha

Compartilhe esta notícia:

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, apontou Temer e Lula como testemunhas de defesa (foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos em primeira instância da Operação Lava Jato, deferiu nesta segunda-feira (7) o pedido da defesa do deputado cassado Eduardo Cunha para que o presidente Michel Temer (PMDB) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sejam suas testemunhas.

Além dos dois, outros 20 nomes estão entre as testemunhas arroladas pelos advogados do ex-presidente da Câmara dos Deputados – entre eles, pessoas já condenadas na operação, como o pecuarista José Carlos Bumlai e o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

As oitivas desta ação penal começam em 18 de novembro, em Curitiba, com o próprio Cunha e Rafael de Castro da Silva, auditor da Petrobras, arrolados pela acusação.

No dia 22, as testemunhas indicadas pela defesa passam a ser ouvidas pela Justiça.

Lula deve ser ouvido, preferivelmente, por videoconferência, no prazo de 30 dias, de acordo com o despacho.

Temer poderá escolher se prefere ser ouvido em audiência ou por escrito, ainda conforme o juiz federal. Não há data definida para a oitiva de ambos.

Cunha preso
O ex-presidente da Câmara dos Deputados foi preso em 19 de outubro, em Brasília, sob acusação de receber propina de contrato de exploração de Petróleo no Benin, na África, e de usar contas na Suíça para lavar o dinheiro. Desde então, ele está na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba.

Os advogados de Cunha negaram as acusações e criticam o Ministério Público Federal (MPF) e disseram que os procuradores não explicaram qual seria a participação do ex-deputado no esquema.

A defesa pediu que a denúncia contra o ex-deputado seja rejeitada. Pediu, também, rejeição da acusação de corrupção passiva, de parte da denúncia que acusa o ex-deputado de conduta criminosa em relação ao ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada (já condenado na Lava Jato), a absolvição sumária do crime de evasão de divisas, a suspensão do processo até que sejam julgados embargos de declaração apresentados ao Supremo Tribunal Federal (STF) e a nulidade das provas. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

Encerrada fase de instrução de processo contra servidor da EPTC que usou laser em helicópteros da BM
Em meio a ajuste fiscal, governo Temer gasta 500 mil reais com show de samba
https://www.osul.com.br/juiz-sergio-moro-aceita-que-lula-e-temer-sejam-testemunhas-de-eduardo-cunha/ Juiz Sérgio Moro aceita que Lula e Temer sejam testemunhas de Eduardo Cunha 2016-11-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar