Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O juiz Sérgio Moro dá 48 horas para Lula entregar os originais de recibos de aluguel do apartamento em São Bernardo do Campo

Compartilhe esta notícia:

Lula já foi condenado em primeira instância na Operação Lava-Jato. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O juiz federal Sérgio Moro determinou nesta sexta-feira (13) que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregue em 48 horas os recibos originais de pagamentos de aluguel do apartamento vizinho ao de Lula em São Bernardo do Campo (SP), que é investigado na Operação Lava-Jato.

“Os recibos deverão ser entregues na Secretaria deste Juízo e que os acautelará para submetê-los a perícia caso seja de fato deferida”, determinou o juiz. A defesa do ex-presidente havia pedido uma audiência formal para a entrega dos recibos e a presença de um perito. “Desnecessária audiência formal para entrega ou a presença de perito”, afirmou o juiz responsável pela Operação Lava-Jato na primeira instância.

A propriedade do apartamento faz parte da denúncia apresentada pelo MPF (Ministério Público Federal), que acusa o político do PT de receber propina da Odebrecht em decorrência de contratos entre a empresa e a Petrobras. De acordo com a denúncia, o imóvel foi comprado por Glaucos da Costamarques, a pedido do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula. Ambos também são investigados na operação.

Costamarques disse a Moro que estabeleceu um contrato de locação do apartamento em 2011, mas que começou a receber os aluguéis a partir de 2015. Ele também afirmou que assinou no mesmo dia, enquanto estava hospitalizado, os recibos de pagamentos de aluguel apresentados pela defesa de Lula. O ex-presidente nega a acusação do MPF.

Recibos sob investigação

Para contestar a versão, a defesa de Lula apresentou à Justiça 31 recibos para comprovar que a família de Lula paga os aluguéis regularmente. As datas são de 2011 a 2015. Alguns deles possuem erros de grafia semelhantes, além de datas que não constam no calendário.

O MPF, por sua vez, contestou a originalidade dos 26 primeiros recibos. Os procuradores abriram um incidente de falsidade criminal, procedimento para investigar a origem de provas anexadas a um processo. Para eles, os recibos são “ideologicamente falsos”.

Moro determinou, no dia 9 de setembro, que a defesa do ex-presidente Lula esclarecesse se possui os originais dos recibos e que, caso eles existam, que fossem apresentados. Na quarta-feira (11), a defesa do petista apresentou, via sistema eletrônico da Justiça Federal, outros seis recibos de 2011, sendo que um já fazia parte dos 26 primeiros recibos, e informou estar com os originais.

A defesa do ex-presidente da República também protocolou outros documentos referentes à locação do imóvel, como uma carta de Glaucos Costamarques para a ex-primeira-dama Marisa Letícia, solicitando que o pagamento fosse efetuado em um banco diferente. Lula, que pretende concorrer novamente à Presidência nas eleições de 2018, já foi condenado a mais de nove anos de prisão por Moro, em primeira instância, na Lava-Jato.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Em São Paulo, uma professora foi suspensa acusada de colocar os alunos em sacos de lixo como castigo
Lula procura Fernando Henrique Cardoso para discutir crise política e conter tentativa de impeachment de Dilma
https://www.osul.com.br/juiz-sergio-moro-da-prazo-de-48-horas-para-que-defesa-de-lula-entregue-os-recibos-originais-do-aluguel-de-um-imovel-investigado-na-lava-jato/ O juiz Sérgio Moro dá 48 horas para Lula entregar os originais de recibos de aluguel do apartamento em São Bernardo do Campo 2017-10-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar