Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Juros do cartão de crédito chegam a 431% ao ano e são os mais altos desde 2011

Compartilhe esta notícia:

Medidas, aprovadas pelo CMN, ocorrem um ano após entrar em vigor regras para uso do rotativo e devem ter reflexo nos juros do cartão. (Foto: Banco de Dados)

A taxa de juros do rotativo do cartão de crédito encerrou 2015 em alta, de acordo com dados do BC (Banco Central) divulgados nessa quarta-feira. A taxa de juros do rotativo do cartão de crédito subiu 16,1 pontos percentuais de novembro para dezembro, quando atingiu 431,4% ao ano. Em relação a dezembro de 2014, a alta é de 99,8 pontos percentuais. Essa é a maior taxa registrada na série histórica do BC, iniciada em março de 2011.

O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão. Essa é a modalidade com taxa de juros mais alta na pesquisa do BC.

A taxa média das compras parceladas com juros, do parcelamento da fatura do cartão de crédito e dos saques parcelados subiu 1,4 ponto percentual, de novembro para dezembro, quando ficou em 136,2% ao ano.

Alta dos juros básicos

O aumento dos juros bancários, em 2015, acompanhou a alta da taxa básica da economia, fixada pelo BC a cada 45 dias para tentar conter as pressões inflacionárias. A Selic (a taxa básica de juros), porém, subiu bem menos do que os juros bancários no ano passado.

Em 2015, a taxa avançou de 11,75% para 14,25% ao ano, ou seja, um aumento de 2,5 pontos percentuais. Os números mostraram que os bancos elevaram suas taxas de juros ao consumidor de maneira bem mais intensa. (AG e ABr)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Juros do cheque especial fecham 2015 no maior patamar em 21 anos
Brasil deve se preparar para zika endêmica, dizem cientistas
https://www.osul.com.br/juros-do-cartao-de-credito-chegam-a-431-ao-ano-e-sao-os-mais-altos-desde-2011/ Juros do cartão de crédito chegam a 431% ao ano e são os mais altos desde 2011 2016-01-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar