Sábado, 20 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Justiça condena oito pessoas por fazerem parte do Estado Islâmico no Brasil

Compartilhe esta notícia:

A Defensoria Pública da União afirmou que recorrerá da decisão. (Foto: AG)

A Justiça federal do Paraná condenou, nessa quinta-feira, oito brasileiros investigados na Operação Hashtag acusados de planejar ações terroristas no País. O juiz Marcos Josegrei da Silva seguiu o entendimento do Ministério Público Federal de que os réus faziam parte de uma célula do Estado Islâmico no Brasil. Todos foram condenados na lei antiterrorismo que fala em “promover, constituir, integrar ou prestar auxílio, pessoalmente ou por interposta pessoa, a organização terrorista”. Eles foram presos preventivamente pela Polícia Federal às vésperas da Olimpíada Rio 2016, na Operação Hashtag.

A Defensoria Pública da União, que defendeu sete dos oito condenados pela Justiça federal do Paraná, informou que vai recorrer das decisões do juiz Marcos Josegrei da Silva. O defensor público federal Bruno Kurc Cevelli, responsável pelo caso, informou que a defensoria recebeu a intimação na tarde desta quinta.

Os oito condenados Oziris Moris Lundi, Levi Ribeiro Fernandes, Israel Pedra Mesquita, Hortencio Yoshitake, Alisson Luan de Oliveira, Luis Gustavo de Oliveira, Fernando Pinheiro e Leonid El Kadre já estavam presos preventivamente e aguardavam o julgamento. Eles foram presos durante a Operação Hashtag.

Segundo a decisão, entre 17 de março e 21 de julho do ano passado os condenados “se dedicaram a promover a organização terrorista denominada Estado Islâmico do Iraque e do Levante”.

A promoção do terrorismo se dava por meio de publicações em perfis no Facebook, Twitter e Instagram; conversas em grupos fechados e compartilhamento de material extremista. O conteúdo foi obtido a partir da quebra do sigilo de dados telefônicos.

Em junho do ano passado, Oziris Moris disse em conversa com Alisson Luan que gostou do ataque praticado em Orlando, que resultou na morte de mais de 50 pessoas. Ele disse acompanhar os canais do grupo extremista.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A Justiça espanhola investiga sete ex-diretores do HSBC por lavagem de dinheiro
O Produto Interno Bruto brasileiro caiu quase 1% no segundo trimestre, diz o Banco Central
https://www.osul.com.br/justica-condena-oito-pessoas-por-fazerem-parte-do-estado-islamico-no-brasil/ Justiça condena oito pessoas por fazerem parte do Estado Islâmico no Brasil 2017-05-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar