Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Justiça decreta sigilo de investigação de acidente que matou Teori

Compartilhe esta notícia:

Guindaste iça destroços do avião que caiu no mar com o ministro. (Crédito: Reprodução)

O juiz Raffaele Felice Pirro, da 1ª Vara Federal de Angra dos Reis (RJ), decretou nesta segunda-feira (23) o sigilo das investigações realizadas pela Polícia Federal sobre a queda do avião que levava o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e relator da Operação Lava-Jato, Teori Zavascki. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Seção Judiciária do Rio de Janeiro.

O inquérito aberto está sob responsabilidade do delegado chefe da PF (Polícia Federal) em Angra, Adriano Antonio Soares. Um outro inquérito para apurar as causas do acidente também foi aberto pelo MPF. Essa investigação foi iniciada pela procuradora da República Cristina Nascimento de Melo.

Na sexta-feira (20), o MPF solicitou à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) possíveis gravações de conversas do piloto. Não há torre de controle no aeroporto em que a aeronave pousaria, mas é possível que ele tenha feito contato com outras aeronaves momentos antes da queda. A FAB (Força Aérea Brasileira)  confirmou que o avião tinha um gravador de voz.

Também foram requisitados documentos relativos à manutenção da aeronave. Provas testemunhais no local do acidente também estão sendo recolhidas em uma ação conjunta com a Polícia Federal. A Anac adiantou que a documentação da aeronave estava regular. O certificado era válido até abril de 2022, e inspeção da manutenção (anual) estava válida até abril de 2017.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, ligado à Aeronáutica, disse nesta segunda que a caixa-preta do avião tem danos. A FAB, no entanto, ressaltou que a caixa-preta é dividida em duas partes, e a que contém o gravador de voz é “altamente protegida”.

Ainda de acordo com a FAB, é a parte chamada de “base” – que contém cabos e circuitos que fazem a ligação com os dados armazenados – que foi danificada no contato com a água do mar. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

PPG Tintas Renner lança nova linha de texturas
Estado e Prefeitura de Porto Alegre alinham agenda conjunta para o Plano Nacional de Segurança
https://www.osul.com.br/justica-decreta-sigilo-de-investigacao-de-acidente-que-matou-teori/ Justiça decreta sigilo de investigação de acidente que matou Teori 2017-01-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar