Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Justiça define locais para recolhimento de presos definitivos e provisórios no Estado

Compartilhe esta notícia:

Decisão considerou suficientes as medidas contra a propagação do coronavírus no complexo carcerário. (Foto: Arquivo/Seapen)

O Diário da Justiça Eletrônico publicou resolução que dispõe sobre a regulamentação do local de recolhimento de presos definitivos e provisórios. A matéria foi aprovada, de maneira unânime, pelo Conselho da Magistratura.

Segundo a relatora, corregedora-geral da Justiça, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, o objetivo é atualizar as regras existentes, determinando a quais estabelecimentos prisionais cada magistrado deve encaminhar os presos de sua comarca.

Em seu voto, Iris destacou o parecer da juíza-corregedora Traudi Beatriz Grabin: “Verificou-se necessária a atualização do aludido ato, tendo em vista a ocorrência de alterações após sua edição em 2008 como a desativação de alguns estabelecimentos prisionais como, por exemplo, o Instituto Penal de Viamão, que ainda está sendo referido como local de recolhimento de presos para algumas Comarcas do Estado”.

A desembargadora acrescentou que, também conforme o estudo efetuado, algumas penitenciárias estão em situação extrema de superlotação, com índices que chegam a ultrapassar 200% da capacidade máxima indicada pela engenharia.

Dois exemplos destacados são os Presídios de Encruzilhada do Sul, previsto para abrigar 38 detentos porém, atualmente, está com 122 presos, atingindo 221% da sua capacidade. O Presídio de Camaquã, que pode receber 94 presidiários, possui 295, ou seja, 214% além da projeção efetuada quando ocorreu sua construção. Os dados foram apresentados pelo setor de Coordenação de Correição Judicial da Corregedoria-Geral da Justiça (veja tabela abaixo).

A resolução 1149/2016 entrou em vigor no dia 10 deste mês e apresenta tabelas com os estabelecimentos prisionais de todas as 164 Comarcas existentes no Rio Grande do Sul.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Homem acusado de estupro, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e clonagem de veículos é preso em Porto Alegre
FGF deverá regularizar emprego de fiscais de arrecadação em jogos
https://www.osul.com.br/justica-define-locais-para-recolhimento-de-presos-definitivos-e-provisorios-no-estado/ Justiça define locais para recolhimento de presos definitivos e provisórios no Estado 2016-06-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar