Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Justiça determina devolução de mais 69 milhões de reais à Petrobras

Compartilhe esta notícia:

Dinheiro é fruto de propinas recebidas pelo ex-gerente Pedro Barusco (foto) de 1999 a 2012, em função de contratos da Petrobras com a SBM Offshore, segundo o MPF. (Foto: Antonio Cruz/Abr)

A Justiça Federal determinou a devolução de mais 69 milhões de reais à Petrobras, visando restituir perdas de um esquema de propina que envolveu funcionários da estatal e a fornecedora holandesa de navios-plataforma SBM, informou o MPF (Ministério Público Federal) no Rio de Janeiro em seu site, nessa quinta-feira. Em maio, a Petrobras obteve a devolução de 157 milhões de reais.

O montante a ser devolvido, em cerimônia na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, nessa sexta-feira, é parte do total repatriado a partir da Suíça desde abril deste ano, em um caso de corrupção que envolveu o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, e representa uma quantia pequena perto das perdas de corrupção já declaradas pela Petrobras, que somam 6,2 bilhões de reais.

Segundo o MPF, o dinheiro é fruto de propinas recebidas pelo ex-gerente entre 1999 e 2012, em função de contratos da Petrobras com a SBM Offshore. Barusco é um dos delatores do esquema de corrupção na estatal investigado pela Operação Lava-Jato, tendo restituído cerca de 97 milhões de dólares.

Nas revelações feitas de novembro a dezembro de 2014, Barusco admitiu sua participação no esquema criminoso de desvio de recursos da Petrobras e forneceu diversas informações e provas sobre crimes praticados por outras pessoas.

A companhia holandesa de plataformas foi a primeira a firmar com a CGU (Controladoria-Geral da União) e a AGU (Advocacia-Geral da União) memorando de entendimentos para um acordo de leniência relativo ao pagamento de propina para funcionários da Petrobras. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Denúncias de tráfico de pessoas no País crescem 865% de 2011 a 2013
Juiz da Operação Lava-Jato avisa que corrupção na eletronuclear é de sua competência
https://www.osul.com.br/justica-determina-devolucao-de-mais-69-milhoes-de-reais-a-petrobras/ Justiça determina devolução de mais 69 milhões de reais à Petrobras 2015-07-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar