Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral A Justiça Federal do Rio Grande do Sul disponibiliza documentos históricos para pesquisa

Compartilhe esta notícia:

Mapa de Porto Alegre em 1820. (Foto: Divulgação/JFRS)

Mapa do centro de Porto Alegre antigo, moedas e cédulas falsas, fotografias da ponte de Arroio Grande são alguns dos documentos históricos presentes em processos baixados da JFRS (Justiça Federal do RS). O Memorial da instituição está trabalhando no restauro de ações judiciais do período de 1890 a 1937, recebidos recentemente do APERS (Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul) para guarda permanente. O material que está sendo descoberto é rico para compreensão da história do Rio Grande do Sul e do Brasil e já está disponível para pesquisa.

Os processos envolvem, entre outros temas, questões de contrabando, tributos, falsificação de moedas, desapropriações de terras para construções de ferrovias, portos ou hospitais, e demandas relativas ao Exército e aos conflitos ocorridos no Estado, como a Revolução Federalista e a Revolta dos Tenentes. A descrição arquivística será, posteriormente, cadastrada no sistema online IcaAtom, acessível pela internet.

O material também está disponível para consulta na sede da JFRS em Porto Alegre (rua Otávio Francisco da Rocha, nº  600). Pesquisas, agendamentos e esclarecimentos podem ser obtidos pelo endereço eletrônico memoria@jfrs.jus.br ou pelo telefone (51) 3214 2037. Horário de atendimento de segunda a sexta-feira, a partir de 8/1, das 13h às 18 horas.

Arquivo Histórico também promove exposição

O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul promove exposição de documentos originais do acervo relacionados a contextos e assuntos importantes da história gaúcha no mês de janeiro, com destaque ao Dia Mundial da Fotografia e à campanha “Diretas Já”, entre outros assuntos do cotidiano em nosso Estado. A mostra inicia nesta sexta-feira (5) e segue até o dia 31, no primeiro andar do Memorial do RS (rua Sete de Setembro, 1020). O horário é de terça a sábado, das 10h às 18h; domingos e feriados, das 13 h às 17h. A entrada é franca.

O Dia do Fotógrafo ou Dia Nacional da Fotografia é comemorado dia 8 de janeiro, quando a primeira máquina fotográfica chegou ao Brasil, em 1840. Em alusão a essa data, a exposição traz fotografias inéditas do acervo do Arquivo Histórico.

A campanha das Diretas Já, que uniu quase todo o Brasil na cidade de São Paulo, em 1984, também compõe a mostra. Uma das maiores manifestações populares da nossa História, com a presença de mais de 1,5 milhões de pessoas em apoio ao Movimento das Diretas para eleger o Presidente da República.

Os acervos privado e público do AHRS trazem documentos e imagens de saberes e vivências, com a humanização dos grandes personagens e a recuperação dos cotidianos. Entre os temas, os primórdios das lutas do meio ambiente, a proliferação de casamentos entre novos imigrados e os descendentes de antigos imigrantes, o nascimento do escritor Josué Guimarães, a beleza do Edifício Ely estampando um calendário de um ano novo, além do controle das epidemias do porto nas cidades.

O projeto busca valorizar e incentivar a leitura de fontes primárias em documentos de interesse do público, que trazem um conhecimento inestimável sobre a História do Rio Grande do Sul e do Brasil. Por outro lado, o desconhecimento desse material, mesmo entre o público erudito, torna essa documentação invisível e incapaz de cumprir sua utilidade como vestígios materiais da existência dos homens em vários tempos e lugares.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

A Polícia Civil prendeu três suspeitos de matar crianças em Novo Hamburgo
Um homem morreu no Aeroporto de Manaus ao tentar transportar 2 quilos de cocaína no estômago
https://www.osul.com.br/justica-federal-do-rio-grande-do-sul-disponibiliza-documentos-historicos-para-pesquisa/ A Justiça Federal do Rio Grande do Sul disponibiliza documentos históricos para pesquisa 2018-01-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar