Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Justiça gaúcha é contra a extinção de zonas eleitorais no Estado

Compartilhe esta notícia:

Portaria editada pelo TSE prevê a extinção de 70 zonais eleitorais no RS. (Foto: Bando de Dados/o Sul)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Se depender da Portaria 372 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), será reduzida a presença de juízes eleitorais em diversas comarcas do interior do Estado. Esta portaria editada pelo TSE, prevê a extinção de cerca de 700 zonas eleitorais no País, das quais, 70 só no Rio Grande do Sul.

Tribunal de Justiça tomou posição 
Ontem, o órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul manifestou-se contra a extinção de zonas eleitorais, acolhendo, por unanimidade, pedido da Ajuris (Associação dos Juízes do RS). O presidente do Tribunal, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, apresentou o pedido da Ajuris e um voto consistente, manifestando apoio em defesa da atual estrutura da Justiça Eleitoral. “A medida vai na contramão de tudo que se projetou na Constituição de 1988, um verdadeiro Estado Democrático de Direito, com instituições sólidas e fortes.” A vice-presidente Administrativa da Ajuris, Vera Deboni, que acompanhou a sessão no Tribunal, saudou a deliberação do Órgão Especial. “Toda a magistratura precisa se posicionar contra essa medida que enfraquece a Justiça Eleitoral”, disse a magistrada.

Ana Amélia: a número um do Congresso
A senadora gaúcha Ana Amélia foi considerada a parlamentar mais bem avaliada entre todos os 594 congressistas no levantamento feito pelo site Ranking Políticos. A avaliação, baseada em indicadores como economia nos gastos de gabinete, produtividade legislativa, presença nas sessões e inexistência de processos judiciais, monitora a atividade legislativa federal.

No levantamento, Ana Amélia aparece com 581 pontos, com destaque por ser ficha limpa, gastar apenas 30% da cota parlamentar e economizar em outras áreas, além da qualidade da produção legislativa e da presença constante nas sessões e votações.

Projeto propõe venda de estatais gaúchas
Desta vez,o governo gaúcho agiu rápido: foi protocolado ontem, um projeto prevendo venda ou federalização da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), da CRM (Companhia Riograndense de Mineração) e da Sulgás. Na sexta-feira, uma decisão política do presidente da Assembleia gaúcha, Edegar Pretto, mandou para a cesta do lixo a primeira proposta do governo prevendo a realização de consulta popular sobre a entrega destas empresas, ainda em 2017.

Quem tem dinheiro?
Os problemas da CEEE e da CRM são gravíssimos: se não passar adiante a CEEE,o governo – leia-se contribuintes gaúchos – terão de aportar na companhia,algo em torno de R$ 800 milhões. No caso da CRM, simplesmente não existe  quem queira comprar o carvão mineral produzido pela companhia.

Mano Changes e o mico do ano
Provavelmente vá para o suplente Mano Changes, o troféu Mico do Ano. Ontem ele protocolou na mesa da Câmara dos Deputados, requerimento para que lhe fosse dada posse na vaga do deputado José Otávio Germano, que ele supunha encontrar-se em licença de saúde. O presidente Rodrigo Maia (DEM) mandou conferir, e a mesa diretora descobriu que José Otávio encontrava-se despachando normalmente em Brasília.

Diretor do banco…
O suplente da Câmara dos Deputados Mano Changes, ex-vocalista do grupo de rock Comunidade Nin-Jitsu,  ocupa atualmente o cargo de diretor do Badesul, banco de desenvolvimento estatal,  controlado pelo governo do Estado.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Promessa de jogo
Temer no banco dos réus
https://www.osul.com.br/justica-gaucha-e-contra-extincao-de-zonas-eleitorais-no-estado/ Justiça gaúcha é contra a extinção de zonas eleitorais no Estado 2017-06-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar