Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Justiça investiga gastos milionários nas buscas no Araguaia

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Reprodução)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Mal perdeu status de ministério, a SDH (Secretaria de Direitos Humanos) está em uma encrenca judicial. A juíza Solange Salgado, da 1a- Vara Federal em Brasília, determinou em despacho que a Procuradoria da República investigue gastos milionários do Grupo de Trabalho da Presidência responsável pela busca de desaparecidos da Guerrilha do Araguaia, sob coordenação da SDH. Há série de convênios sob suspeita – um deles de R$ 10 milhões, sob tutela da ex-guerrilheira Crimeia de Almeida. A Justiça quer entender como se gastou tanto com nenhum resultado nas expedições dos últimos anos.

Passeio

O processo segue em segredo de Justiça. Há informações já confirmadas de que o GTA trocou pesquisadores por familiares das vítimas nas expedições, com gastos elevados.

Na mira

Quem passou a investigar o GTA e suas ações e planilhas é o procurador Felipe Fritz, do 1o- Oficio de Cidadania da Procuradoria da República no Distrito Federal.

Silêncio estratégico

A juíza e o procurador não vão se pronunciar por se tratar de segredo de Justiça. A SDH informou que ainda não foi notificada. Crimeia não foi localizada.

Linha de sucessão

Batido o martelo na família. O irmão do falecido Eduardo Campos será o primeiro da linha a entrar na política. O escritor Antonio Campos vai disputar a prefeitura de Olinda (PE), ano que vem, pelo PSB. João, o primogênito de Eduardo, desconversa por ora. Mas é apontado como futuro candidato a vereador no Recife (PE) nos próximos anos.

Literatura do Poder

Antonio Campos tem trânsito livre no meio intelectual do eixo Rio-SP. Idealizador e curador da Fliporto, leva para Olinda todo fim de ano a nata da literatura nacional. Agora, pretende continuar o projeto, mas com a caneta municipal na mão.

Acorda, cambada!

Os sulistas dormiram no ponto e podem acordar gripados lá na frente. A Comissão Permanente de Mudanças Climáticas, levada a sério por todos os partidos, não tem nenhum titular tampouco suplente dos três Estados do Sul.

Perdidos na geada

Só para constar, a região, com cultivos agrícolas variados, é a que mais tem sofrido mudanças no clima nas últimas décadas, entre secas e geadas, já registrou o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Maturidade partidária

O tema “diversidade de gênero” já compõe o estatuto de 13 partidos. “Sustentabilidade” entrará nos programas de todos eles até 2018.

Vida de Poder

O senador evangélico Magno Malta (PR-ES) topa reunir até espíritas, além dos cristãos, no esperado Partido da Valorização da Vida que pretende lançar. Começa campanha nacional para recolher assinaturas. Os princípios: contra aborto, eutanásia, armas e legalização das drogas. O Vida já foi registrado em cartório de Brasília.

Good man!

Malta quer disputar o Planalto em 2018 pelo Vida. Tem discurso ultraconservador e é a favor da redução da maioridade penal. Ele cita o que o norte-americano Barack Obama soltou ao conhecer sua história de menino pobre, quando visitou o Brasil: “He’s a Good Man!”.

Reforma pra quê?

A reforma ministerial para aumentar a base não serviu de nada. Ontem, no primeiro teste, a presidente Dilma Rousseff assistiu da TV no Palácio o plenário se esvaziar e a sessão de análise de seus vetos cair, sem quorum. Há digitais de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na debandada.

República dos Suplentes

O Piauí virou República dos Suplentes. Na Assembleia, dos 30 deputados, dez não tiveram um voto – os titulares batem ponto em secretarias do governador Wellington Dias (PT). Na Câmara Federal, 40% das dez cadeiras são ocupadas por suplentes.

Deixou saudade

Com o PMDB tão rachado entre ser oposição ou base, entre fisiologismo e traição em plenário, a figura do Senhor Diretas foi lembrada. Ontem, Ulysses Guimarães, um norte para os militantes, faria 99 anos.

A conferir

O deputado José Priante (PMDB-PA) entrega hoje a relatoria da CPI da Pedofilia. Promete surpresas.

Ponto Final

“Isso aqui é o espelho de um bairro de todas as cidades.” Do senador Magno Malta, sobre os males e bens do Congresso Nacional
Com Equipe DF, SP e Nordeste

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

ENTRE CHUVAS E TROVOADAS
Honorários de sucumbência: o grande diferencial da reforma trabalhista
https://www.osul.com.br/justica-investiga-gastos-milionarios-nas-buscas-no-araguaia/ Justiça investiga gastos milionários nas buscas no Araguaia 2015-10-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar