Últimas Notícias > Capa – Destaques > Campeonato Brasileiro: Internacional x Santos; acompanhe

Lançada no sábado a Operação Golfinho: mais de cinco mil PMs estarão no litoral

Esta edição terá 329 guaritas, das quais 228 nas praias do Norte e 71 nas do Sul. (Foto: Jackson Ciceri/ o Sul)

Teve início nesse sábado a 46ª edição da Operação Golfinho, que segue até março de 2016 nas praias dos litorais Norte e Sul e balneários de águas internas (lagos, lagoas, rios e açudes). Para a primeira fase da operação, que se estende até o dia 31 deste mês, o efetivo total será de aproximadamente três mil PMs (policiais militares). Desse total, dois mil farão ações de policiamento ostensivo e o restante realizará atividades de bombeiros.

Para a segunda fase, que terá início no dia 1º, o efetivo passa dos cinco mil PMs. Ao todo, serão 5,6 mil agentes. O número de profissionais deslocados para os litorais Norte e Sul do Estado será de 2,4 mil para ações de policiamento ostensivo, salva-vidas e administrativas. Para a edição 2015/2016 da Operação Golfinho, estão previstas 329 guaritas, das quais 228 no Litoral Norte, 71 no Litoral Sul e 30 nos balneários de águas internas do Rio Grande do Sul.

Verão para Todos
Também nesse sábado, o governo do RS lançou na Praça do Farol, em Capão da Canoa, no Litoral Norte, o projeto Verão para Todos. A solenidade teve a presença do governador José Ivo Sartori e do vice-governador José Paulo Cairoli.

Ações de lazer, serviços e infraestrutura serão oferecidos em todo o litoral, um esforço do governo do Estado para melhorar a vida das milhares de pessoas que viajam durante a temporada. O projeto é resultado de um trabalho conjunto com mais de 30 órgãos do governo que uniram esforços para oferecer serviços de qualidade para as pessoas.

Investimentos
Na área da saúde, para assegurar atendimento de qualidade nos litorais Norte e Sul serão repassados mais de 1 milhão de reais a 12 pronto-atendimentos. Além disso, estão garantidos incentivos a hospitais de referência regional, de aproximadamente 960 mil reais.

Estradas
Para a melhoria de trechos de estradas, a Empresa Gaúcha de Rodovias planejou investimento de cerca de 8 milhões de reais. As obras de reparo e recuperação ocorrem na ERS-040.

Balneabilidade
A população será informará sobre a balneabilidade semanalmente. Serão 83 pontos supervisionados em 43 municípios. Todos eles terão placas indicativas das condições para banho.