Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Lembrando Nelson Jobim

Compartilhe esta notícia:

Nelson Jobim declarou que "os idiotas perderam a modéstia". (Foto: Mister Shadow/Folhapress)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Flavio Pereira

O ex-ministro da Justiça Nelson Jobim, santa-mariense que presidiu o STF (Supremo Tribunal Federal), foi talvez profético ao afirmar, na homenagem aos 80 anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que “os idiotas perderam a modéstia”. Nelson Jobim citou, na ocasião, Nelson Rodrigues: “Ele dizia que, no seu tempo, os idiotas chegavam devagar e ficavam quietos. O que se percebe hoje, Fernando, é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento.”

Um projeto extravagante retirado de pauta

O extravagante projeto subscrito pelos deputados Catarina Paladini (PSB), Manuela D’Ávila (PCdoB), Mirian Marroni e Jefferson Fernandes (PT), supostamente em nome da Defensoria Pública do Estado, propondo passagem grátis para apenados do semiaberto, filhos e cônjuges em ônibus intermunicipais no Rio Grande do Sul, bem demonstra o grau de indiferença e falta de desconfiômetro de alguns parlamentares em relação ao que a sociedade realmente deseja do Parlamento. A reação da sociedade foi tão forte que o projeto acabou retirado da tramitação e alguns dos seus autores preferiram atribuí-lo exclusivamente à Defensoria Pública do Estado.

Projeto sem paternidade

Ao mesmo tempo em que o deputado Catarina Paladini afirmava nessa terça-feira que o texto do projeto foi elaborado a pedido do Núcleo de Defesa em Execução Penal da Defensoria, que encaminhou ofício nesse sentido, o órgão desmentia o deputado. A coordenadora do núcleo, Ana Paula Pozzan, rechaçou nessa terça-feira a autoria da proposta pelo órgão. O curioso é que o deputado Paladini, depois disso, chegou a afirmar que, embora tenha subscrito a proposta, tem posição contra.

PP prevê medidas amargas no futuro

Analisando a realidade presente e futura da situação administrativa e financeira do Estado, o líder do PP na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes, avalia o cenário em relação aos projetos do governador José Ivo Sartori para ajustar a gestão: “O que veio até aqui ainda é doce. O que virá pela frente é um conjunto de medidas amargas”.

Deputado promete investigar máfia das próteses

Nessa terça-feira, durante a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito constituída para apurar as causas e responsabilidades por danos em pacientes atendidos na rede pública e privada de saúde no Rio Grande do Sul como consequência de próteses e medicamentos, o seu presidente, deputado Missionário Volnei (PR), foi enfático ao propor que “esta CPI trabalhará, arduamente, para dar respostas à sociedade, apontando culpados, pedindo sua punição e, por certo, proporá a construção de um plano de regulamentação de cirurgias, acabando com as fraudes”.

Fechando o cerco ao deputado Basegio

O depoimento do ex-chefe de gabinete do deputado estadual Diógenes Basegio (PDT) nessa terça-feira na Comissão de Ética foi contundente. Neuromar Gatto reafirmou as denúncias e comprometeu-se a apresentar novos documentos para demonstrar a veracidade das acusações de que o deputado teria fraudado a prestação de contas de verbas para ressarcimento de despesas e se apropriado de salários dos servidores do seu gabinete. A Comissão de Ética tem realizado reuniões secretas para apurar o fato.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Caciques x fiscais
São artistas
https://www.osul.com.br/lembrando-nelson-jobim/ Lembrando Nelson Jobim 2015-06-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar