Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Dicas de O Sul Letra & Música com Kleiton & Kledir: uma bela composição

Compartilhe esta notícia:

Espetáculo abrange diversos hits em arranjos inéditos. (Foto: Gelsoli Casagrande/Arquivo "O Sul")
O projeto Letra & Música, com Kleiton & Kledir em Passo Fundo, resultou na criação coletiva de uma canção popular denominada “Tic Tac”. A canção foi criada durante a oficina realizada na segunda-feira (24), na UPF (Universidade de Passo Fundo), instituição que recebeu o projeto nessa cidade. O Letra & Música culminou com um show da dupla, na noite de terça-feira (25), no Centro de Eventos do Colégio Notre Dame, ocasião em que a canção foi apresentada ao público. As atividades também integram as ações da 16ª Jornada Nacional de Literatura, que acontece de 2 a 6 de outubro, em Passo Fundo.

O show na noite de terça-feira iniciou com a música “Canção da Meia Noite”, que, segundo Kleiton, é uma das obras mais emblemáticas da carreira da dupla, tendo sido o primeiro sucesso nacional, ainda no grupo Almôndegas. “Escolhemos essa música para abrir o show porque as pessoas gostam de cantar junto. É uma música forte”, comentou Kleiton.

A última música da noite anunciada pela dupla foi “Deu Pra Ti…Baixo astral…Vou pra Porto Alegre…Tchau…”. “É uma canção de exílio. Estávamos morando no Rio de Janeiro há algum tempo e estávamos com muita saudade aqui do Sul. O Kleiton apareceu com essa melodia e eu ‘tava’ num momento que sentia falta daqui e comecei a relembrar as coisas. E essa foi a inspiração para a letra”, revelou Kledir.

Entre uma música e outra de Kleiton & Kledir, as pessoas que participaram da oficina no dia anterior – estudantes, professores, músicos, escritores e público em geral – foram convidadas para subir ao palco e apresentar a canção criada coletivamente, denominada “Tic Tac”.  “Tempo, tempo, tempo sem fim… A canção é o tempo em mim”, diz um trecho da letra da canção, que foi aplaudida em pé pelo público e apresentada duas vezes no palco. “Já fizemos oficinas há alguns anos e achei impressionante o resultado da letra dessa música. Foi uma das melhores que surgiram até hoje. O grupo está de parabéns. É uma letra de altíssimo nível”, avaliou Kleiton.

O músico Kledir também comentou a qualidade do trabalho realizado em Passo Fundo. “O trabalho foi extraordinário e pra gente é sempre um aprendizado. As pessoas elogiam esse nosso desprendimento de trazer esse conhecimento, mas pra gente também é um grande barato. É uma troca de informação, a gente se diverte e aprende muito”, destacou o músico.

O Coro da UPF, ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, também realizou uma participação especial durante o show.

Letra & Música
O projeto engloba oficinas de criação de música popular e shows com a dupla. A oficina envolve a criação coletiva de uma canção, sob a orientação de Kleiton & Kledir, e os inscritos ainda vivem a experiência de participar da gravação da música, em um estúdio móvel montado para esse fim. Ao final, cada participante leva para casa um CD com a música gravada e, em participação especial no show de Kleiton & Kledir, apresentam a canção que fizeram.

O projeto acontece em abril e em maio de 2017. A primeira instituição a receber o projeto neste ano foi a UPF, mas o circuito envolverá também a UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e a UCS (Universidade de Caxias do Sul). O projeto integra as ações da 16ª Jornada Nacional de Literatura – realizada pela Universidade de Passo Fundo e pela Prefeitura de Passo Fundo – e as comemorações dos 50 anos da UCS e fará parte das atividades de inauguração do novo centro de eventos da UFSM. O projeto tem o patrocínio da Vivo via LIC (Lei de Incentivo à Cultura) do RS.

A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Maria Dalmolin, ressaltou a importância do trabalho realizado por Kleiton & Kledir. “É uma grande alegria apreciar a boa música e a produção desses músicos, compositores e escritores. Eles conseguiram fazer uma trajetória extremamente rica e potente, que foi trazendo com qualidade a cultura do nosso Rio Grande e expressando, por meio das suas composições, a beleza, a sensibilidade e o desejo da vida, enfim, tudo aquilo que representa o nosso cotidiano e a alma de todos nós”, enfatizou Bernadete.

O projeto vai ao encontro dos objetivos da Jornada Nacional de Literatura. “Quando trabalhamos com a questão das múltiplas linguagens, também estamos falando em literatura. Literatura também é letra e música. Receber o projeto foi uma experiência maravilhosa e é uma prévia do que será a Jornada”, pontuou a professora Fabiane Verardi Burlamaque, que, ao lado do professor Miguel Rettenmaier, coordena da 16ª Jornada Nacional de Literatura.

Vanderlan Lima, vice-diretor do Colégio Notre Dame, instituição que cedeu o espaço para a realização do show e que é parceira das Jornadas Literárias, também comentou a relevância de celebrar a cultura. “Kleiton & Kledir são nomes da música nacional e é muito importante recebê-los. Também destaco essas parcerias com a UPF, que existem há anos, e que, para nós, têm um significado muito grande. Ações como essa oportunizam à comunidade a celebração da cultura”, salientou Vanderlan.

Confira a letra da composição coletiva “Tic Tac”

Acomodei meu ouvido em teu peito
Que alegria
Trilha sonora do tempo sem fim
Na melodia / na melodia
Um tic tac, engrenagem sutil
Minha razão por um fio

Do lado esquerdo do peito
A sinfonia
Entre segredos, artérias e veias
Pura magia/ pura magia
Um tic tac, engrenagem sutil
Minha razão por um fio

Tempo, tempo, tempo sem fim
A canção é o tempo em mim

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Canoas se prepara para receber as principais competições de judô do País
Cassiano Miranda é o percussionista do espetáculo A Mais Pura Verdade
https://www.osul.com.br/letra-musica-com-kleiton-kledir-uma-bela-composicao/ Letra & Música com Kleiton & Kledir: uma bela composição 2017-04-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar