Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo A China pede que Donald Trump modere suas palavras para reduzir a tensão com a Coreia do Norte

Compartilhe esta notícia:

O presidente norte-americano Donald Trump. (Foto: Reprodução)

O presidente chinês, Xi Jinping, pediu neste sábado (12) ao líder norte-americano Donald Trump que evite “palavras e atos” capazes de “exacerbar” a tensão na península coreana, informou a TV estatal chinesa.

Em conversa por telefone com Trump, Xi exortou ainda todas as partes a “dar provas de moderação” e a “manter um rumo geral de diálogo, negociações e acordo político”, destacou a CCTV. O líder chinês assinalou que “China e Estados Unidos compartilham o interesse comum de livrar a península coreana das armas nucleares e de manter a paz e a estabilidade” na região.

Segundo a CCTV, Trump respondeu que “as relações entre China e Estados Unidos se encontram em um estado de bom desenvolvimento, e ainda podem melhorar”. A Casa Branca confirmou que durante a conversa os dois presidentes “reafirmaram seu compromisso mútuo com uma península coreana livre de armas nucleares”.

No mesmo comunicado, a presidência norte-americana destacou que em um telefonema ao governador da ilha de Guam, Eddie Calvo, o presidente Trump “reafirmou” que as “forças dos Estados Unidos estão preparadas para garantir a segurança da população local e dos Estados Unidos como um todo”.

Na sexta-feira (11), Trump advertiu que se a Coreia do Norte “fizer algo com relação a [ilha de] Guam qualquer outro lugar que seja um território americano ou um aliado americano, vai se arrepender de verdade, e vai se arrepender rápido”.

No Twitter, o presidente americano afirmou que “as soluções militares estão prontas para ser usadas caso a Coreia do Norte atue de forma imprudente”.

Pyongyang, que em julho realizou com sucesso dois testes de mísseis balísticos intercontinentais capazes de atingir o território americano, ameaçou nesta semana atacar Guam, uma remota ilha no Pacífico onde os Estados Unidos têm bases militares estratégicas. (Folhapress)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

O governo planeja congelar salários de servidores públicos em 2018 para economizar 9,8 bilhões de reais
Jacaré invade hotel e é encontrado pelos hóspedes em porta de quarto
https://www.osul.com.br/lider-chines-pede-que-donald-trump-modere-suas-palavras-sobre-coreia-do-norte/ A China pede que Donald Trump modere suas palavras para reduzir a tensão com a Coreia do Norte 2017-08-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar