Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Feira do Livro Livro sobre Nega Lu será lançado na Feira do Livro

Compartilhe esta notícia:

Obra conta a história de transsexual que ganhou notoriedade na cena cultural de Porto Alegre. (Foto: Reprodução)

O livro “Nega Lu, Uma Dama de Barba Malfeita”, de Paulo César Teixeira, será lançado  hoje (10), às 18h, no Santander Cultural (Sete de Setembro, 1028). Na ocasião, será realizado bate-papo com amigos da Nega Lu: o ator e cantor Antonio Carlos Falcão, a socióloga Glenda Ávila e Célio Golin, do Nuances (Grupo Pela Livre Expressão Sexual), além de exibição do curta-metragem “Nêga Lu”, do Coletivo Catarse e do Nuances. Às 20h, sessão de autógrafos na Praça Central da Feira do Livro.

A obra reconstitui a trajetória de Luiz Airton Farias Bastos (1950/2005), homossexual negro que ganhou notoriedade na cena cultural e boêmia da capital gaúcha entre os anos 1970 e 1990 como personagem irreverente e inovadora, capaz de antecipar algumas das conquistas sociais e comportamentais que só viriam a se consolidar na segunda década do século 21. Com produção fotográfica de Tânia Meinerz e design gráfico de Clô Barcellos, a publicação é financiada por meio de edital do Fumproarte, da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre.

Para o autor, Nega Lu é um ícone de sucessivas gerações de Porto Alegre, uma personagem carismática e popular, que marcou a cena cultural e boêmia da cidade durante mais de três décadas.

Negdddd4d365f5SERVIÇO

“Nega Lu, Uma Dama de Barba Malfeita”, de Paulo César Teixeira
Editora: Libretos
180 páginas
Preço: R$ 29

 

 

 

 

Sinopse: Luiz Airton Farias Bastos havia decidido não mais atender pelo nome de batismo – agora, era a Nega Lu. A despeito da condição de “preto, pobre e puto” (como se autodefinia, com amarga ironia), encontrou lugar na paisagem urbana. “Onde a gente ia, lá estava a Nega Lu”, sublinha Tânia Carvalho. “Uma lady de voz grave e barba malfeita”, na definição de Renato Del Campão, cantava em corais sinfônicos, aprendia balé clássico e marcava presença em vernissages, shows no Araújo Vianna e concertos no Salão de Atos, além de bater ponto na Esquina Maldita. “Comíamos sanduíche aberto e discutíamos Godard e Fellini à mesa do bar, enquanto a Nega Lu passava de peito estufado, bordando movimentos no espaço como um ser esvoaçante”, retrata a Magra Jane. E complementa: “Quando via que o ambiente estava ficando sério ou pesado, soltava uma piada com aquele vozeirão e já saía. Preferia dar seu show de loucuras na calçada”.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Feira do Livro

IBGE prevê safra de grãos menor em 2016
Fã com câncer terminal que teve pedido atendido e viu o novo filme de “Star Wars” antes de sua estreia no cinema morre aos 32 anos
https://www.osul.com.br/livro-sobre-nega-lu-sera-lancado-na-feira-do-livro/ Livro sobre Nega Lu será lançado na Feira do Livro 2015-11-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar