Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Lula afirma que pecuarista ofereceu reforma no sítio frequentado pelo petista

Compartilhe esta notícia:

Os advogados de Lula apontam que o sítio foi adquirido em 2010 por iniciativa de Jacó Bittar (Foto: Divulgação)

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que a reforma do sítio em Atibaia (SP) frequentado por ele e por sua família foi “oferecida” pelo pecuarista José Carlos Bumlai, seu amigo pessoal, preso há quatro meses na Operação Lava-Jato. A alegação foi feita em petição apresentada nesta sexta-feira (26) ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Os advogados de Lula apontam também que o sítio foi adquirido em 2010 por iniciativa de Jacó Bittar, outro amigo de Lula e um dos fundadores do PT, para que pudesse ser compartilhado com o ex-presidente e seus parentes após o petista deixar a Presidência da República, no final daquele ano. O local serviria para “acomodar” objetos que Lula teria recebido do “povo brasileiro” durante seus dois mandatos.

O advogado de Bumlai, Arnaldo Malheiros, contesta a versão dos defensores de Lula. “Só se a Odebrecht for propriedade de Bumlai, o que não me consta”, afirmou. Nesta semana, a Odebrecht admitiu ter ligação com as obras na propriedade ao afirmar que seu engenheiro Frederico Barbosa trabalhou no local a pedido de um superior hierárquico da empresa.

Segundo a defesa de Lula, antes da formalização da compra do imóvel, Jacó Bittar adoeceu e repassou ao filho, Fernando Bittar, “recursos de suas aplicações pessoais” para que a propriedade rural fosse adquirida. Fernando, porém, não tinha recursos suficientes para pagar o preço do imóvel e “convidou o seu sócio, Jonas Suassuna, a participar da compra, o que foi feito”.

Os advogados dizem, porém, que Lula só tomou conhecimento da compra do imóvel em 13 de janeiro de 2011, quando já havia deixado a Presidência da República, e que foi ao local pela primeira vez dois dias depois.

Quanto às obras no sítio, a petição aponta que Lula “tomou conhecimento de que a reforma foi oferecida pelo Sr. José Carlos Bumlai, amigo da família, enquanto Fernando Bittar comentava sobre a necessidade de algumas adaptações no local”. A reforma foi realizada porque, na época da aquisição, o sítio tinha apenas dois quartos, com instalações precárias, e não acolheria as famílias de Lula e de Bittar, dizem os defensores no documento protocolado no STF. (Folhapess)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Uma vacina feita com células-tronco barra o desenvolvimento do câncer
Projeto pode permitir a estrangeiro controlar empresa aérea no Brasil
https://www.osul.com.br/lula-afirma-que-pecuarista-ofereceu-reforma-em-sitio-frequentado-pelo-petista/ Lula afirma que pecuarista ofereceu reforma no sítio frequentado pelo petista 2016-02-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar