Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Lula disse que Michel Temer “superou uma tentativa de golpe da Rede Globo” e “desmascarou” o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot e o dono da JBS/Friboi

Compartilhe esta notícia:

Em 2017, Temer (E) fez uma visita de condolências a Lula pela morte de Dona Marisa Letícia. (Foto: Agência Brasil)

Em entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva surpreendeu ao se manifestar de forma favorável a Michel Temer. Conforme o líder petista, o atual chefe do Palácio do Planalto “sofreu uma tentativa de golpe da TV Globo, foi corajoso, enfrentou e desmascarou o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot e o empresário Joesley Batista”.

Lula também se defendeu das acusações que sofre na Justiça e voltou a criticar a Operação Lava-Jato, na qual é réu condenado em primeira e segunda instâncias. Na avaliação do político que comandou o País por duas gestões consecutivas entre 2003 e 2010, a força-tarefa “está a serviço dos Estados Unidos”.

Ele disse, ainda, que vai resistir “até o último instante” para concorrer a um terceiro mandato no pleito deste ano, descartou discutir qualquer “plano B” à sua candidatura e salientou a tese de que a política nacional ainda vive sob a bipolaridade entre petistas e tucanos: “Só se elegerá presidente quem tiver apoio do PT ou do PSDB”.

Conspiração

A tese de Lula é de que a Rede Globo queria retirar Michel Temer do Palácio do Planalto por não considerá-lo uma “figura palatável” e substituí-lo pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ): “É importante ter em conta que Temer teve uma vitória quando derrubou o golpe que a TV Globo, Rodrigo Janot e Joesley Batista tentaram dar nele”.

“Aquele golpe tinha como pressuposto básico o Temer cair, o Rodrigo Maia assumir a chefia do Executivo e o Janot conseguir um terceiro mandato na PGR [o que não ocorreu, pois ele deixou o cargo em setembro passado, dando lugar a Raquel Dodge]”, acrescentou. “Houve uma tentativa de golpe. Senão, alguém me explica o que aconteceu.”

“Você acha que na Globo [que publicou a primeira reportagem sobre a delação premiada de executivos do grupo J&F, controlador da JBS/Friboi] alguém faz jornalismo livre? O jornalista decide e faz uma denúncia como aquela que foi feita contra o Temer? No mesmo dia, já tinha jornalista apostando na renúncia do Temer. E já tava se discutindo quem ia assumir e o que ia acontecer”, questionou.

De acordo com o ex-presidente, Temer foi “corajoso ao desmascarar Janot e Joesley” e seguir na Presidência: “Ora! O Temer resolveu enfrentar a situação, continuou presidente da República e ainda ganhou duas paradas no Congresso Nacional [para impedir que o processo contra ele tivesse prosseguimento no Supremo Tribunal Federal]. Não se sabe a que preço ele conseguiu isso. A imprensa disse que foram gastos R$ 30 bilhões, não sei. Mas ele ganhou”.

“Eu respeito que todo mundo seja candidato”, garantiu o líder petista. “Até o Temer resolveu ser! Qual a aposta dele? É a de defender os seus três anos de mandato.” Questionado se as declarações traziam consigo algum tipo de avaliação positiva sobre Michel Temer, Lula refutou a hipótese: “Eu não o admiro por isso, continuo pensando o mesmo sobre ele. Eu estou apenas contando o fato histórico e isso não tem sentimentalismo. Tem uma fotografia”.

Em fevereiro do ano passado, Temer fez uma visita de condolências a Lula, no hospital Sírio-Libanês (São Paulo), pela morte de Dona Marisa Letícia, vítima de uma AVC (acidente vascular-cerebral). Acompanhado de políticos do MDB e do PSDB, o chefe do Executivo permaneceu durante 40 minutos em uma sala reservada e deixou o local após um abraço no ex-aliado e hoje adversário político.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Presidência da República abre procedimento por desvio ético contra o ministro da Educação, Aloizio Mercadante
Senadora Ana Amélia Lemos lembra que o PT apresentou 50 pedidos de impeachment entre 1990 e 2002
https://www.osul.com.br/lula-disse-que-michel-temer-superou-uma-tentativa-de-golpe-da-rede-globo-e-desmascarou-o-ex-procurador-geral-da-republica-rodrigo-janot-e-o-dono-da-jbsfriboi/ Lula disse que Michel Temer “superou uma tentativa de golpe da Rede Globo” e “desmascarou” o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot e o dono da JBS/Friboi 2018-03-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar