Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Lula diz que, se tudo der certo, assume ministério na quinta-feira

Compartilhe esta notícia:

Declarações do ex-presidente foram feitas em ato contra impeachment em Fortaleza (CE) (Foto: Reprodução)

Em ato contra o impeachment realizado em Fortaleza (CE), o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (02) que assumirá o comando da Casa Civil na próxima quinta-feira (07), se o plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) reverter decisão que o impediu de ir para o ministério. Indicado para comandar um dos ministérios mais importantes do governo, Lula chegou a tomar posse, mas não pode assumir o cargo por causa de uma liminar (decisão provisória) do ministro do Supremo Gilmar Mendes.

Desvio de finalidade

O ministro entendeu que houve “desvio de finalidade” na indicação feita por Dilma. Na visão de Mendes, a presidenta nomeou Lula para que ele deixasse de ser investigado e julgado na primeira instância, pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Ministros de Estado têm foro privilegiado no STF. A decisão de Mendes será submetida ao plenário do Supremo, que poderá mantê-la ou derrubá-la.

Críticas a Michel Temer

No discurso, diante dos participantes da manifestação pró-Dilma, Lula disse ainda esperar que o vice-presidente da República, Michel Temer, “aprenda sobre eleições”. A assessoria de Temer informou que ele não vai comentar a declaração de Lula.  “Eu perdi muitas eleições. E eu quero que ele [Temer] aprenda sobre as eleições. O Temer é um professor de direito e sabe que o que estão fazendo é um golpe. E isso, ele sabe que vão cobrar é dos filhos dele, é do neto dele, amanhã. Porque a forma mais vergonhosa de chegar ao poder é tentar derrubar um mandato legal”, declarou o ex-presidente.

No caso de o impeachment ser aprovado pelo Congresso, Temer é quem assumirá a Presidência da República. Nos últimos meses, ele comandou as articulações para que o PMDB rompesse com o governo Dilma, o que foi oficializado no dia 29 de março. Desde então, petistas têm engrossado as críticas ao vice-presidente.  (Com AG e AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Azerbaijão anuncia cessar-fogo unilateral em Nagorno Karabakh
Temer ignora regra da Comissão de Ética Pública sobre divulgação de agenda
https://www.osul.com.br/lula-diz-que-se-tudo-der-certo-assume-ministerio-na-quinta-feira/ Lula diz que, se tudo der certo, assume ministério na quinta-feira 2016-04-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar