Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Lula joga a toalha

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Banco de Dados)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

No vale-tudo para tentar barrar o impeachment no Senado, o ex-presidente Lula cogitou há dias procurar senadores da oposição. Mas foi demovido da ideia por auxiliares. O petista tentou a atrapalhada estratégia, em 2007, quando o Senado derrubou a CPMF. Lula se reunira com o governador tucano Marconi Perillo (GO) para pedir votos pela manutenção do imposto. O encontro foi intermediado pelo ex-governador do DF José Roberto Arruda. Lula não tem clima nem caneta mais para negociar e joga a toalha.

Carrasco

O senador Romero Jucá (RR) é o carrasco do PMDB. É ele quem intensifica contato com diretórios do partido para expulsar os deputados ministros que votaram em Dilma.

Mais do mesmo

Que não se iluda o leitor com eventual novo governo. Os partidos (PP, PR, PTB, PSD e PSB) que ajudaram o PT a afundar o País se debandaram para o lado de Michel Temer.

Conta corrente

Há semanas, o PT tinha 200 votos, e subiu para 216; caiu para 150 com debandada do PP e PSD. Negociou, e foi a 175. Mas não contava com mais de 30 traições.

Viatura no pedágio

Corre em Brasília (DF) que o camburão da PF passou o pedágio da BR-060 rumo a Goiânia. O MPF já sabe que Jayme Rincón, presidente da Agetop (Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas), fez operação limpeza em casa e no escritório na última quinta-feira, apagando arquivos de HD de computadores, se livrando de papéis.
Mapeamento

A patrulha vai devagar, mas vai. Está margeando a pista para mapear a relação da Agetop com as concessionárias de rodovias e os financiamentos via BNDES e BB.

Ouvidoria

Lula se queixou de falta de empenho do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Em reunião, desqualificou o discurso de Renan de que não pode misturar o papel institucional com o partidário.

Espertinho

Renan revelou sua estratégia para tentar ajudar Dilma e Lula no processo no Senado. Ao anunciar que pode pedir ao presidente do STF que assuma antecipadamente a Casa, cria um imbróglio jurídico inédito, e abre a chance de protelações com a confusão.

A frota

A ANTT contabilizou 380 ônibus de viagens fretados por manifestantes, estacionados próximo à Esplanada. Esse contingente é apenas os que avisaram. Houve os piratas.

Da cela

Dilma vetou na lei 13.271 artigo que determinava revista feminina a detentas e mulheres visitantes feita somente por mulheres. Primeiro, porque faltam carcereiras. Outra, porque abria interpretação jurídica para que homens fossem revistados por mulheres.

Segura a barra

O ex-ministro Gilberto Carvalho, fiel escudeiro de Lula e hoje presidente do Sesi, operou para conter setores dos movimentos sociais que, acredite, planejavam se manifestar pelo impeachment. Os grupos avaliam que o PT é melhor na oposição.

Banda lenta

A polêmica sobre o fim da internet ilimitada chegou ao Senado. O senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) fez requerimentos para audiência pública com representantes do Conselho Gestor da Internet, do Instituto do Consumidor e da Anatel.

Faltou o bolo

Completaram um ano na prisão André Vargas (ex-PT), Pedro Correa (PP) e Luiz Argôlo (SD). Foram detidos na 13a- fase da Lava-Jato e condenados. Argôlo é choroso; Vargas, o fanfarrão; e Correa, para desespero de gente aqui fora, o mais falador.

Medalha de ouro

Parece piada. Na porta de saída do Palácio, a presidente Dilma sancionou a lei 13.272, que institui 2016 como o Ano do Empoderamento da Mulher na Política e no Esporte.

Lei Zé da Penha

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) subiu correndo à Mesa para reclamar com Renan Calheiros que a colega Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) o empurrou no plenário.

Correção

Ao contrário do publicado, Lineu Olímpio, apadrinhado de Jovair Arantes, não é mais o presidente da Conab. Pediu exoneração uma semana antes da votação do impeachment.

Ponto Final

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ganhou o apelido de Dudu Casas Bahia. É que parcela em até 36 vezes.

Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Semana marca liberação de R$ 70 milhões a hospitais
Peça licença, Excelência
https://www.osul.com.br/lula-joga-a-toalha/ Lula joga a toalha 2016-04-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar