Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Lula mandou “31 folhas de recibos de aluguel” ao juiz Sérgio Moro

Compartilhe esta notícia:

O julgamento do petista será realizado no TRF-4, em Porto Alegre, no dia 24 de janeiro. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A defesa do ex-presidente Lula entregou à Justiça, na tarde desta terça-feira (24), “31 folhas referentes a recibos de aluguel” do apartamento 121, do edifício Hill House, em São Bernardo do Campo (SP). O juiz federal Sérgio Moro havia dado 48 horas para a apresentação dos originais da documentação contestada pela força-tarefa da Operação Lava-Jato. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em certidão anexada aos autos da Lava-Jato, a diretora Flavia Cecilia Maceno Blanco, da secretaria da 13ª Vara Federal, de Curitiba (PR), registrou o recebimento.

“Certifico que recebi na data de hoje, nesta secretaria da 13ª Vara Federal de Curitiba: 7 folhas referentes a um instrumento particular de contrato de locação para fins residenciais; 31 folhas referentes a recibos de aluguel e uma folha referente a uma carta, datada de 3 de janeiro de 2017. Todas as folhas contém inscrições somente no anverso da folha”, anotou a diretora da secretaria.

“Os referidos documentos foram entregues pelo Dr Cristiano Zanin, e, na forma como foram entregues, foram digitalizados e anexados ao eproc neste mesmo evento. Após a digitalização, os documentos foram acautelados nesta secretaria, com as cautelas de praxe.”

O apartamento, vizinho à residência de Lula, está em nome do engenheiro Glaucos Costamarques, apontado pelos investigadores como “laranja” do petista. Glaucos é primo distante do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula.

A investigação sobre a autenticidade dos recibos do aluguel que teria sido pago a Glaucos pelo uso do imóvel foi aberta por iniciativa do Ministério Público Federal, por meio de um incidente de falsidade.

Os advogados do ex-presidente rechaçam a suspeita. Eles haviam entregado à Justiça cópias dos recibos, alguns com datas inexistentes no calendário, como 31 de novembro.

Carta

Além dos recibos originais, a defesa de Lula entregou uma carta que teria sido escrita pelo empresário Glaucos da Costamarques em 3 de janeiro deste ano para a ex-primeira-dama Marisa Letícia. O empresário informa, na carta, mudanças na conta bancária para pagamento do aluguel do imóvel, de acordo com Zanin.

Segundo o advogado, Glaucos não fez nenhuma referência a alugueis atrasados ou débitos na carta. Em setembro, a imprensa revelou que o dono do apartamento alugado para o ex-presidente em São Bernardo do Campo, o empresário Glaucos disse ter assinado, de uma vez só, todos os recibos de aluguel referentes ao ano de 2015.

Os documentos teriam sido assinados por Costamarques quando ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em novembro daquele ano. A defesa de Lula apresentou 26 comprovantes de aluguel entre agosto de 2011 e novembro de 2015, todos com a letra do empresário.

Segundo a defesa de Costamarques, em novembro de 2015, os recibos foram levados ao hospital pelo contador financeiro João Muniz Leite, a pedido de Roberto Teixeira, advogado e compadre de Lula, após a prisão do primo do empresário, o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Após sofrer pressão dos aliados, Michel Temer decide sancionar a lei que cria o novo Refis antes da votação da segunda denúncia contra ele
O Brasil demora mais de 4 anos para promulgar acordos internacionais
https://www.osul.com.br/lula-mandou-31-folhas-de-recibos-de-aluguel-ao-juiz-sergio-moro/ Lula mandou “31 folhas de recibos de aluguel” ao juiz Sérgio Moro 2017-10-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar