Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Lula na frigideira

Compartilhe esta notícia:

Imagem do líder do PT será afetada. Crise, governo e Lava-Jato são pedras no seu sapato. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Ilimar Franco

Em política não importa se é verdade ou não. O ministro da Educação de Vargas, Gustavo Capanema, até cunhou a frase: “O que vale é a versão, não o fato”. A relação do Instituto Lula com empresas investigadas pela Lava-Jato colocou Lula no bolo. Petistas sempre disseram que o alvo da oposição era ele. A imagem do grande líder do PT será afetada. A crise, o governo e a Lava-Jato são pedras no seu sapato.

Abrir o voto para a massa

A principal proposta que a corrente majoritária do PT, a CNB, vai propor no 5 Congresso da sigla é abolir o pagamento de mensalidade para que os militantes tenham direito de votar. Na eleição direta de 2013, quando Rui Falcão foi eleito com 70% dos votos, 420.000 quites com a tesouraria no dia da eleição, compareceram às urnas. Eliminada a cobrança, todos os 1,59 milhão de filiados estarão aptos a votar se quiserem. Uma votação massiva, acreditam os petistas, vai fortalecê-los diante do desgaste com o escândalo da Petrobras. Além disso, a maior tendência espera ampliar seu domínio e reduzir o peso da esquerda, da Democracia Socialista e suas agregadas, como a Mensagem.

O voto facultativo nos EUA

O comparecimento dos eleitores americanos para votar depende da polarização política. Foi de 65%, em 1960 (Kennedy x Nixon) e, de 63%, em 2008 (Obama x McCain). O menor índice (49%) foi na eleição de 1996 (Clinton x Dole x Perot).

Sonso

O ministro Aloizio Mercadante a cada dia amplia suas qualidades. O PMDB está perplexo. Confessando preocupação com a sobrecarga sobre o vice Michel Temer, propôs a ele que abandonasse a coordenação política (SRI). É a primeira vez que um ministro tenta demitir um vice, na execução de tarefa que lhe foi delegada por um presidente.

Intrigalhada

Um dos ministros mais próximos do vice Michel Temer comentou nessa quarta-feira que ele teria dito: “Não esteja na minha pele”. Mercadante procurou Temer, pela manhã, para explicar suas ações.

Justiça sem fronteiras

O Ministério Público e a PF cochilavam quando um juiz de 1 instância do Paraná desnudou a corrupção na Petrobras. A Justiça paulista dorme, enquanto a da Suíça segue cavando o escândalo da CPTM. O Ministério Público americano entrou em campo, rompeu o jogo dos países do futebol, atacou, e a Fifa não pode mais esconder a bola.

Invocação a Garrincha

No Jaburu, nessa quarta-feira, conversa vai e vem, sobre um acordo para votar a maioridade penal. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, ironizou: “Vocês já se acertaram com o lateral”.

As belas e a fera

As candidatas a Miss Brasil visitaram o Congresso nessa quarta-feira. Os deputados se dividiram sobre quem era a mais bela. Do lado de fora, uma advogada reclamava: “Advogado público sofre para entrar na Câmara. As misses desfilam sem problema”.

Com Amanda Almeida, sucursais e correspondentes

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Ministro confirma biometria para controlar carga horária de médicos
MAIORIA SEM CONSEQUÊNCIA
https://www.osul.com.br/lula-na-frigideira/ Lula na frigideira 2015-06-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar