Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Lula pediu para receber um esteira ergométrica na cela que ocupa na carceragem da Polícia Federal em Curitiba

Compartilhe esta notícia:

Advogados argumentam que a medida é necessária para cobrir despesas do líder petista. (Foto: Banco de Dados/O Sul)

Preso desde a noite do último sábado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu para receber uma esteira ergométrica para poder se exercitar na cela que ocupa da carceragem da Superintendência da PF (Polícia Federal) em Curitiba (PR). A solicitação foi feita por meio dos advogados de defesa do líder petista.

Já a decisão ficará a cargo da juíza responsável pela execução penal. Segundo fontes extraoficiais, o juiz federal Sérgio Moro (responsável pela condenação em primeira instância do ex-presidente, no âmbito a Operação Lava-Jato) não se opõe à ideia de que o petista utilize o equipamento de ginástica – o magistrado já havia autorizado o envio de um televisor para o local.

Lula está preso na Superintendência da PF no Paraná, em uma sala que foi preparada para recebê-lo no quarto (e último) andar do prédio, onde há outros presos ilustres, como o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci e o ex-presidente da construtora OAS Léo Pinheiro.

O local, com uma porta comum, não tem grades e conta com um banheiro exclusivo para ele. A estrutura é simples, incluindo uma cama, um armário de parede, um banheiro em um cômodo separado, com sanitário comum e pia para higiene pessoal. Além da porta de entrada, o espaço tem janela, virada para um corredor interno, que dá acessos a outras salas.

Na sala especial reservada como cárcere também há um espaço que serve de área de contado com os advogados (que podem se encontrar com Lula de segunda a sexta-feira) e com os filhos (ele é viúvo), quando as visitas começarem – o que deve ocorrer fora das quartas-feiras, dia oficial de visitas de familiares aos presos na Superintendência da PF.

Senadores

Proibidos pela juíza Carolina Moura Lebbos de visitar Lula na prisão, senadores da partidos de esquerda aprovaram nessa quarta-feira uma diligência para que a CDH (Comissão de Direitos Humanos) da Casa legislativa faça uma vistoria na cela do ex-presidente na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

O pedido foi formulado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e aprovado em votação simbólica no colegiado, dominado pelos parlamentares da oposição. Com isso, a comitiva contará com dez integrantes: Vanessa, Regina Sousa (PT-PI), Angela Portela (PT-RR), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Fátima Bezerra (PT-RN), Lindbergh Farias (PT-RJ), Telmário Mota (PTB-RR), Paulo Paim (PT-RS), Jorge Viana (PT-AC) e Paulo Rocha (PT-PA).

Destes, Gleisi e Lindbergh estavam na lista de políticos formulada pela defesa e vetada por Carolina Lebbos, magistrada responsável pela execução penal. A juíza alegou que o ex-presidente não tem direito a privilégios no que diz respeito a visitas, e, portanto, as visitas não deveriam ser permitidas. Também ficaram do lado de fora nove governadores e o senador Roberto Requião (MDB-PR).

“A Lei de Execução Penal é claríssima. Ela fala que que visitas são permitidas a parentes, companheira, esposa e amigos. Então não há base legal”, argumentou Vanessa Grazziotin, acrescentando que a decisão judicial comprovaria que Lula está submetido a uma “prisão política”.

Outro que falou pela aprovação, o senador Telmário Mota diz que vê a situação do petista como “tortura”. “Agora se adota um processo psicológico de isolamento absoluto para tentar implantar o desespero, a sensação do abandono, de impotência. Tentando lhe arrancar os últimos momentos de fé e de esperança”, criticou.

A comitiva pretende analisar as “condições de encarceramento”, sem especificar quais itens serão observados. Também está nos planos do grupo observar também a situação dos demais presos da unidade.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Um banco de esperma chinês está procurando bons comunistas como doadores
Justiça mantém operação do Uber em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/lula-pediu-para-receber-um-esteira-ergometrica-na-cela-que-ocupa-na-carceragem-da-policia-federal-em-curitiba/ Lula pediu para receber um esteira ergométrica na cela que ocupa na carceragem da Polícia Federal em Curitiba 2018-04-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar