Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Macron e Le Pen disputam o segundo turno da eleição para a presidência da França

Compartilhe esta notícia:

Macron e Le Pen se enfrentarão nas urnas no segundo turno das eleições francesas, neste domingo. (Foto: Reprodução)

Os resultados preliminares das eleições presidenciais francesas desse domingo (23) sugerem que tanto o centrista independente Emmanuel Macron quanto a direitista Marine Le Pen se classificaram para o segundo turno, a ser realizado em 7 de maio.

Com 98% das urnas apuradas, Macron aparece com 23,86% dos votos, enquanto Le Pen tem 21,43%. É esperado que a vantagem do centrista se amplie, pois termina-se de contar mais tarde os votos dos grandes centros urbanos, que concentram eleitores mais liberais. As pesquisas de boca de urna indicavam que Macron receberia 23,9% dos votos e Le Pen teria 21,7%.

Pela contagem oficial, o candidato da centro-direita François Fillon aparece com 19,94% dos votos, seguido pelo nome da extrema esquerda Jean-Luc Mélenchon com 19,62%. Ambos reconheceram a derrota e, enquanto Fillon convocou seus eleitores a votar em Macron, Mélenchon disse que consultaria seus apoiadores antes de declarar apoio a outro candidato. O socialista Benoît Hamon, que teve 6,20% dos votos, também disse apoiar Macron.

Em comício após a divulgação dos resultados, Macron pediu a seus apoiadores que tenham esperança na Europa e que se esforcem para garantir a unidade nacional. “Nós mudamos a cara da vida política francesa”, disse.

Enquanto isso, Le Pen disse que sua qualificação para o segundo turno é um “resultado histórico” que representa o “orgulho francês”. 

Favorito

Macron é favorito para vencer Le Pen, no segundo turno. Segundo a AFP, ele é apontado por duas pesquisas realizadas nesse domingo à noite como o provável vencedor por ampla maioria. Em uma, ele aparece com 62% dos votos, contra 38% para Le Pen. Na outra, são 64% contra 36%.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Hotéis e empresas aéreas dos Estados Unidos começaram a cortar preços, depois de terem notado que turistas vêm evitando o país em reação às políticas de Donald Trump
O Serviço secreto alemão espionava a Interpol e a Europol
https://www.osul.com.br/macron-e-le-pen-vao-ao-2o-turno-na-franca-adversarios-assumem-derrota/ Macron e Le Pen disputam o segundo turno da eleição para a presidência da França 2017-04-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar