Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Maduro critica Mercosul por ignorar Paraguai e só pressionar Venezuela

Compartilhe esta notícia:

Apoiadores do presidente Nicolás Maduro protestam nas ruas de Caracas (Foto: Reprodução)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, criticou neste domingo (2) os países do Mercosul por não fazerem menção aos protestos violentos no Paraguai na sessão em que o bloco aplicou a cláusula democrática sobre o país caribenho .

“Não deram um pio [sobre o Paraguai] os chanceleres da Tríplice Aliança”, disse o mandatário, em seu programa “Contato com Maduro”, em referência aos governos de Mauricio Macri (Argentina), Michel Temer (Brasil) e Horacio Cartes (Paraguai).
Para ele, a revolta paraguaia contra a reeleição e os protestos contra as reformas trabalhistas e da previdência são um exemplo da falência dos governos de direita. “Está se levantando uma nova onda popular na América Latina.”

Sobre a decisão do Tribunal Supremo de Justiça de derrogar o poder de legislar do Judiciário e o fim da imunidade parlamentar, Maduro brincou que a reunião do Conselho de Defesa “terminou com fumaça branca”.

“Solucionamos o problema de forma constitucional, seguindo o princípio de autodeterminação dos povos, sem uma intervenção externa. Que ninguém tente intervir neste país. Vai recolher o pó que deixará este povo.”

“HIENAS FAMINTAS”

O presidente ainda chamou de “hienas famintas” os manifestantes da oposição que foram às ruas no sábado (1º). “Reuniram 400 pessoas em busca de violência, para queimar e destruir nas ruas para mostrar para a TV espanhola e americana”, disse.

“Depois dizem que são presos políticos, que lutam contra um ideal. Que ideal têm vocês? Queimar? Destruir? Intervir? São todos crimes, e crimes contra a pátria.”

Além das críticas, ele apresentou exemplos de crescimento da produção agrícola, da construção civil e da indústria de beneficiamento apoiados pelo Estado. “Acabou o modelo rentista do petróleo, este modelo econômico parasita, e entramos na era pós-petroleira”, disse, embora seu governo tenha seguido este modelo até 2015.

BRIGA ENTRE PODERES

O Congresso da Venezuela, controlado pela oposição, vai começar na terça-feira (4) um processo para remover juízes que assumiram funções legislativas com uma decisão controversa, afirmou neste domingo (2) o parlamentar da oposição Juan Miguel Matheus, embora seja improvável que ele tenha sucesso.

A Suprema Corte da Venezuela determinou na quarta-feira (29) que assumiria um papel legislativo, ao considerar que o Parlamento estava em desrespeito por não expulsar três membros acusados de compra de votos.

No entanto, após protestos, acusações contra governo Nicolás Maduro de ser uma “ditadura” e uma forte pressão internacional para o respeito da independência dos poderes, o tribunal voltou atrás no sábado.

“O necessário processo de remoção desses juízes será iniciado na sessão da Assembleia Nacional de terça-feira”, disse Matheus, no edifício do Parlamento, rodeado por juristas que explicaram as inconsistências das decisões da corte.

Deputados do Parlamento venezuelano, de maioria opositora, afirmaram neste domingo (2) que a luta pelas eleições para “restituir a ordem constitucional” está apenas começando, depois que o máximo tribunal se adjudicou brevemente das funções legislativas.

“Acabaram de destruir a independência de poderes quando o Tribunal Supremo de Justiça tentou despojar a Assembleia de suas competências”, denunciou Freddy Guevara, vice-presidente da Câmara, durante um ato com acadêmicos, ONGs, juristas e estudantes. (Folhapress)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Pagamento do IPVA pelo final da placa do veículo começa nesta segunda-feira
Ex-deputado confirma que ele e outros 33 parlamentares recebiam “mensalinho” de Blairo Maggi
https://www.osul.com.br/maduro-critica-mercosul-por-ignorar-paraguai-e-pressionar-venezuela/ Maduro critica Mercosul por ignorar Paraguai e só pressionar Venezuela 2017-04-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar