Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Thunder in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Sociedade - Gasparotto Mágoas brasileiras

Compartilhe esta notícia:

O descaso permite perdas culturais, como o Museu da Língua Portuguesa. (Foto:  Pedro Kirilos/Agência O Globo/divulgação)
  • Entre os fatos tristes de 2015, tem destaque o incêndio do Museu da Língua Portuguesa, instalado na Estação da Luz, em São Paulo – único do Brasil dedicado exclusivamente à nossa língua. Pede reflexão, pois mesmo possuindo acervo com cópias de segurança, o que permite que seja refeito, a perda do prédio é completa. Uma outra grande obra deverá ser feita para a recuperação.
  • Particularmente, fiquei muito pesaroso, recordando minha primeira chegada na capital paulista, e o deslumbre provinciano ao descer na bela estação ferroviária, no século passado. As primeiras conclusões indicam como causa falhas elétricas e, possivelmente, uso indevido de inflamáveis. Porém, o mais grave é o reconhecimento da falta do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e do alvará de funcionamento da prefeitura de São Paulo.
  • Na continuação do noticiário, em âmbito nacional, houve a conclusão de que a maioria dos museus e casas de cultura no país carecem da documentação necessária por parte dos órgãos municipais e dos bombeiros.
  • Mais triste ainda: o Brasil já teve um exemplo humilhante no ano de 1978, quando um incêndio, causado por um cigarro ou por uma falha elétrica, destruiu 90% do acervo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Arderam principalmente obras de Picasso, Miró, Salvador Dali e de outros mestres brasileiros. Desapareceu igualmente toda uma coleção de telas que integravam uma grande retrospectiva de Joaquim Torres Garcia. Para espanto geral, pouco depois, a dirigente do museu declarava que o espaço carecia de segurança, e que não tinha seguro das obras. Vale lembrar que a notícia foi repassada à viúva do pintor uruguaio, Manolita Torres Garcia, então com 104 anos, que havia autorizado o empréstimo dos quadros.
  • A tragédia dos incêndios no país tem dores muito profundas, como o da boate Kiss, em Santa Maria. Mais uma vez, resultante da falta de segurança e autorizações dos órgãos competentes, e todo o desleixo e desrespeito que já são características brasileiras.
tags: Brasil

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Sociedade - Gasparotto

Chega ao fim o casamento da cantora Lily Allen
Inteligente & bem-humorada
https://www.osul.com.br/magoas-brasileiras/ Mágoas brasileiras 2015-12-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar

Sociedade - Gasparotto Nova etapa

Sociedade - Gasparotto Pierrô & colombina

Sociedade - Gasparotto Carnaval no circo

Sociedade - Gasparotto Agenda