Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Maio Vermelho alerta: óbitos podem ser evitados

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Divulgação)

Ainda que com um início triste, a história não precisa terminar assim…. Isto é, quanto + cedo for diagnosticado + chances de cura do Câncer Bucal.

Este é o tema do Maio Vermelho campanha que luta contra o câncer bucal coordenada pelo Comitê das Entidades de Classe da Odontologia (CECO) e realizada pelo Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO/RS), UFRGS e Prefeitura de Porto Alegre.

Maio Vermelho busca conscientizar a população sobre a gravidade da doença que pode levar da mutilação ao óbito. E, principalmente, a importância do diagnóstico precoce – que faz toda a diferença e pode salvar vidas, destaca a coordenadora da Campanha, Dra. Juliana Romanini, que também preside a comissão Promoção de Saúde do CRO/RS.

Somente em 2017, foram registrados 14 mil novos casos de Câncer Bucal, ocasionando quatro mil mortes. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) destacam que, cerca de 90% dos casos de Câncer Bucal são ocasionados pelo consumo do tabaco e, agravados quando aliado a ingestão de bebidas alcoólicas.

É preciso estar atento aos primeiros sinais de alerta sinalizados pelo corpo. Por exemplo, caroços e feridas que não cicatrizem em até duas semanas, áreas vermelhas ou brancas na boca que surgem de modo espontâneo, sangramento sem causa conhecida, rouquidão persistente e dificuldade para mastigar, engolir ou até mesmo falar.

Romanini, defende também o Projeto da Linha de Cuidado em Câncer Bucal, o que poderá contribuir e muito na luta contra a doença, desde a prevenção até o pós-tratamento.

“Nossa intenção e REDUZIR as sequelas da patologia e até mesmo o número de óbitos. O início triste da descoberta da patologia pode ganhar um final feliz”, entende o presidente do CRO/RS, Nelson Freitas Eguia.

Comportamentos que podem prevenir a doença:
– Realizar a correta higiene bucal diariamente;
– Evitar o consumo exacerbado de álcool e fumo;
– Ter uma alimentação saudável;
– Evitar exposição ao sol;
– Manter a higiene de próteses.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Inovar é o ponto de crescimento
Asun abre sua 5ª loja em Canoas
https://www.osul.com.br/maio-vermelho-alerta-obitos-podem-ser-evitados/ Maio Vermelho alerta: óbitos podem ser evitados 2018-05-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar