Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Mais de 250 pessoas morrem em acidente com avião militar na Argélia

Compartilhe esta notícia:

A aeronave havia acabado de decolar da base aérea de Boufarik. (Foto: Reprodução)

A queda de um avião militar na Argélia provocou, nesta quarta-feira (11), a morte de 257 pessoas, informou o Ministério da Defesa do país. Os passageiros eram militares e seus familiares. Não houve sobreviventes, segundo o governo local.

O acidente ocorreu perto da base aérea de Boufarik. A aeronave de fabricação soviética Il-76 tinha acabado de decolar da base aérea e seguia para Bechar, no Sudoeste da Argélia, no Norte da África, de acordo com a agência estatal Algerie Presse.

Entre os mortos estão pelo menos 26 membros do Polisario, um grupo apoiado pelo governo argelino que luta pela independência do Saara Ocidental, território disputado com o Marrocos. As causas do acidente serão investigadas.

Boufarik, onde ocorreu a tragédia, localiza-se no Norte da Argélia, perto do mar Mediterrâneo e a cerca de 30 quilômetros da capital do país, Argel. Em fevereiro de 2014, 77 pessoas morreram na queda de um Hercules C-130 do exército argelino a 500 quilômetros da capital Argel.

Segurança

O diretor do Escritório Central de Investigações Judiciais de Marrocos, Abdelhak Khiame, manifestou indignação por falta de colaboração entre os serviços de segurança do Marrocos marroquinos da Argélia, fato que, de acordo com ele, promove o terrorismo na região.

“Essa falta de colaboração é prejudicial para ambos países e nos exige, por exemplo, redobrar os nossos esforços para controlar as nossas fronteiras”, declarou Khiame, em uma entrevista publicada pelo semanário internacional Jeune Afrique. Abdelhak Khiame adiantou que a colaboração com as forças de inteligência da Argélia é desejável e possível, e realçou que para isso os seus vizinhos devem “dissociar os problemas políticos dos problemas de segurança”.

Por outro lado, Khiame informou que o número de células terroristas desmanteladas no Marrocos baixou de 21, em 2015, para 19 em 2016 e apenas nove em 2017. Marrocos e Argélia enfrentam um embate político há décadas, mas com o incremento do terrorismo na região, os órgãos de segurança de ambos os países viram-se forçados a colaborar entre si, faltando no entanto a fluidez necessária em ocasiões decisivas.

Nepal

No mês passado, um avião caiu enquanto aterrissava no aeroporto de Katmandu, capital do Nepal. A aeronave da companhia aérea bengalesa US-Bangla transportava 67 passageiros e quatro tripulantes, segundo as agências de notícias internacionais. Pelo menos 50 pessoas morreram.

O avião havia saído de Dacca (capital de Bangladesh). A aeronave caiu do lado leste da pista do aeroporto Tribhuvan. Uma testemunha afirmou que a aeronave teria pegado fogo pouco antes de tocar o solo. Não havia brasileiros entre os passageiros do voo. As causas do acidente estão sendo investigadas.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Pai de vítima do Estado Islâmico processa Facebook, Twitter e Google, alegando que as redes sociais ajudam a fazer propaganda para os terroristas
Inflação do aluguel recua na primeira prévia de abril
https://www.osul.com.br/mais-de-250-pessoas-morrem-em-acidente-com-aviao-militar-na-argelia/ Mais de 250 pessoas morrem em acidente com avião militar na Argélia 2018-04-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar