Terça-feira, 19 de março de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Mais de três milhões de infrações de trânsito foram cometidas no Rio Grande do Sul em 2018

Compartilhe esta notícia:

O excesso de velocidade foi a infração mais cometida em 2018 no RS. (Foto: PRF/Divulgação)

O Detran-RS (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul) divulgou o balanço das infrações cometidas por motoristas no Estado no ano passado. No total, foram registradas 3.143.928 infrações em 2018, 4,5% a menos do que em 2017 (3.292.402 infrações).

Do total de infrações registradas, 45% foram por excesso de velocidade (1.408.580). Em segundo lugar, ficou a irregularidade prevista no artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro: dirigir sem CNH ou com alguma irregularidade na habilitação. Foram aplicadas 277.685 multas por esse motivo em 2018.

Os flagrantes por embriaguez, que têm recebido atenção reforçada dos órgãos de fiscalização nos últimos anos, representaram 0,7% do total de infrações no RS. Foram 21.731 registros em 2018, número também menor do que em 2017, quando foram flagrados 21.927 condutores sob o efeito de álcool.

Infrações de natureza média representaram 46% do total, seguidas das infrações graves (23%) e gravíssimas (23%). Foram registradas 737.765 infrações gravíssimas, como exceder  a velocidade em mais de 50% do limite para a via, dirigir sob o efeito de álcool e ultrapassar em local proibido, condutas de alto risco que estão presentes em muitos dos acidentes fatais.

Para o diretor do Detran-RS, Paulo Roberto Kopschina, a importância da fiscalização se reflete nos números de acidentes. “Reduzimos o número de mortes no trânsito em 7,6% no ano passado e o controle das infrações de trânsito representaram um importante papel nesse resultado. Precisamos trabalhar com educação para o trânsito nos mais diversos níveis, mas quando os condutores não respeitam as regras da boa conduta no trânsito, a punição deve ser eficiente para a mudança de comportamento”, disse.

Carteira de motorista

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste mês que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, vai anunciar medidas de “desburocratização e economia” para o trânsito. Bolsonaro mencionou a ampliação da validade da carteira nacional de habilitação e o fim da obrigatoriedade de aulas com simuladores de direção nas autoescolas.

Sem dar detalhes das mudanças, o presidente também afirmou que “medidas que afetam caminhoneiros serão extintas ou revistas” e falou em simplificação do emplacamento. A resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que tornou obrigatório o uso de simuladores pelas autoescolas é de 2015.

O presidente afirmou que o Contran atrapalha a vida de quem transporta no Brasil. “O Contran emite cerca de 100 resoluções/ano atrapalhando a vida de quem transporta no Brasil”, disse Bolsonaro. No fim do ano passado, o presidente já havia falado em estender a validade da CNH. Atualmente, a CNH tem validade de cinco anos.

Com a reforma ministerial feita em janeiro, o Contran passou a ser subordinado ao Ministério da Infraestrutura, comandado pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas. Até então, o conselho estava ligado ao extinto Ministério das Cidades.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Abertas as inscrições para a Corrida de Aniversário de Porto Alegre
A inflação para o consumidor recuou em Porto Alegre e em mais cinco capitais na segunda semana de fevereiro
https://www.osul.com.br/mais-de-3-milhoes-de-infracoes-de-transito-foram-registradas-no-rio-grande-do-sul-no-ano-passado/ Mais de três milhões de infrações de trânsito foram cometidas no Rio Grande do Sul em 2018 2019-02-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar