Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Manifestantes bloquearam avenida Júlio de Castilhos em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Manifestaram chegaram a atear fogo na via. (Foto: Reprodução/Twitter/EPTC)

O acesso ao Centro de Porto Alegre ficou complicado no final da tarde desta quinta-feira (22)  após manifestantes bloquearem a avenida Júlio de Castilhos, na Capital gaúcha. Os manifestantes colocaram fogo em caixas de madeira e a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) recomendou aos motoristas que evitassem a via, que foi bloqueada parcialmente em alguns momentos esporádicos mas chegou a ser totalmente fechada. A manifestação foi protagonizada por ambulantes que teriam entrado em atrito durante ação de fiscalização na área. Às 19h10min a EPTC informou a liberação das vias.

Segundo a EPTC os bloqueios seguiram por cerca de uma hora e incluíram também a avenida Mauá. A Polícia e a Guarda Municipal foram acionadas para conter manifestantes. Há registro de contêineres queimados pelos manifestantes durante os protestos.

O trânsito ficou bastante complicado na região, especialmente para quem depende de transporte coletivo.

Grêmio x Coritiba: trânsito e transporte

Além do bloqueio nas avenidas Júlio de Castilhos e Mauá, Porto Alegre conta ainda com dia de esquema de trânsito e transporte para realização de partida de futebol. Mais cedo a Empresa Pública de Transporte e Circulação informou o esquema de trânsito e transporte para a partida entre Grêmio x Coritiba desta quinta-feira (22), às 21h, na Arena. O jogo é válido pelo Campeonato Brasileiro.

A linha Especial Futebol circulará com dez ônibus, saindo do Largo Glênio Peres em direção ao estádio a partir das 19h. A região da Arena do Grêmio possui cinco linhas de ônibus e cinco de lotação. O serviço de táxi será reforçado, com ponto de embarque e desembarque embaixo do viaduto da BR-448. As linhas T2 e T2.3 /Arena, operadas pela Carris, circularão com tabela horária eventual para atender ao jogo. Uma boa opção de transporte é o Trensurb. Os torcedores que utilizarem o metrô devem desembarcar na estação Anchieta, cerca de 1,5 quilômetro até a Arena, aproximadamente 10 minutos de caminhada.

Outro bloqueio: quem optar por ir de carro precisa ficar atento às mudanças: a chegada ao estádio pela alça de acesso à BR-448 (Rodovia do Parque) ficará bloqueada ao tráfego de veículos, a partir das 19h, em razão da segurança do público. Ao final do jogo, somente o sentido interior-Capital ficará bloqueado. Já a avenida Voluntários da Pátria terá sentido único, depois do jogo, entre a Arena e rua Dona Teodora.

Mauá em obras

As obras da avenida Mauá, no Centro Histórico, dentro do Plano de Requalificação de vias da Prefeitura de Porto Alegre, foram iniciadas no dia 12 de junho. O trecho que vai da avenida Borges de Medeiros até a rua General Portinho (1.197m), na principal via de acesso a Capital, começou a receber novo asfalto e a previsão de conclusão é até 7 de julho. O investimento é de R$ 882.492,31.

Os trabalhos acontecem diariamente entre 21h e 5h da manhã, com o acompanhamento da EPTC, que efetua bloqueios de trânsito em meia pista no local. As obras serão realizadas à noite para minimizar o impacto no trânsito.
A revitalização asfáltica incluí dois lotes de avenidas e ruas contempladas no contrato de financiamento entre o município e a CAF (Corporação Andina de Fomento), assinado em 2016. No total, são 44 quilômetros em 38 trechos de vias da cidade que serão recuperados. O investimento é de R$ 29.213.924,73. Já foram recuperadas as seguintes vias: rua Garibaldi, av. Osvaldo Aranha, av. Protásio Alves, rua Eça de Queiroz, rua Ferreira Viana, rua Sylvio Sanson, rua Serro Azul, av. Rio São Gonçalo, av. Saturnino de Brito, av. do Forte e av. Adelino Ferreira Jardim.
Durante os trabalhos, a sinalização indicativa de obras será reforçada na região pela EPTC. Logo após a conclusão, a prioridade será a pintura das faixas de retenção junto aos semáforos. A pintura definitiva só pode ser realizada 30 dias depois de concluída a pavimentação de cada via, que precisa deste tempo para curar e ficar pronta para receber a tinta especial. As vias revitalizadas também estão recebendo rampas de acessibilidade. Os projetos foram desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social, em conjunto com a EPTC.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Temer demite indicada de senador que chamou governo de “corrupto”
Justiça condena o governo federal a indenizar a filha de um homem que morreu em um acidente provocado por uma viatura da Polícia Rodoviária Federal no RS
https://www.osul.com.br/manifestantes-bloqueiam-avenida-julio-de-castilhos-em-porto-alegre/ Manifestantes bloquearam avenida Júlio de Castilhos em Porto Alegre 2017-06-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar