Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Manifestantes descumprem decisão judicial e continuam ocupando prédio do Demhab

Compartilhe esta notícia:

Manifestantes ocupam prédio Demhab há 20 dias (Foto: Betina Carcuchinski/ PMPA)

O mandado de reintegração de posse da sede do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), expedido nesta terça-feira (2) não foi cumprido devido à recusa dos ocupantes em deixar o local, mesmo diante do oficial de Justiça, nesta quarta-feira (3).

Liminar obtida após 18 dias de ocupação pelo Demhab, por meio da Procuradoria-Geral do Município (PGM), em grau de recurso, não acolheu requisição de força policial solicitada. A ação de reintegração de posse foi ajuizada no dia 14 de julho, quando o local foi obstruído e invadido pelos manifestantes.

A decisão do desembargador Eduardo João Lima Costa, da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado, que acolheu o recurso municipal, determinou a saída imediata dos ocupantes mediante apresentação, por parte do município, de um cronograma de reuniões com os movimentos sociais para a discussão das demandas, o que foi providenciado e entregue tanto no 1º grau, quanto no 2º grau.

De acordo com a procuradora-geral do Município, Cristiane da Costa Nery, continuarão sendo tomadas todas as medidas judiciais cabíveis para a retomada do prédio público, tendo em vista a negativa na desocupação. “A obstrução da sede do departamento em nada ajuda no debate sobre as políticas públicas voltadas à moradia, prejudicando os serviços prestados pelo Demhab”, afirmou.

Ocupação – Representantes de movimentos sociais ocupam o prédio do Demhab desde o dia 14 de julho. A invasão foi anunciada pelos líderes durante uma reunião com os gestores, na qual estavam sendo avaliadas e debatidas as reivindicações. Dentre os manifestantes estão integrantes do Movimentos dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Movimento de Luta nos Bairros e Favelas (MLB) e Movimento Nacional da População de Rua (MNPR).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

A Ordem dos Advogados do Brasil já reconheceu o nome social a 62 advogados e advogadas trans
Há 25 anos, a internet se tornava pública. Relembre a trajetória
https://www.osul.com.br/manifestantes-descumprem-decisao-judicial-e-continuam-ocupando-predio-do-demhab/ Manifestantes descumprem decisão judicial e continuam ocupando prédio do Demhab 2016-08-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar