Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Manifestantes pediram a renúncia do primeiro-ministro de Israel por corrupção

Compartilhe esta notícia:

A a polícia disse haver indícios suficientes para denunciar Netanyahu, impondo ao premiê, atualmente em seu quarto mandato, um dos maiores desafios ao seu longo domínio na política de Israel. (Foto: Reprodução)

Manifestantes israelenses se reuniram em Tel Aviv nessa sexta-feira para pedir a renúncia do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, depois que a polícia recomendou que ele seja acusado de ter recebido subornos em dois casos de corrupção.

Na terça-feira a polícia disse haver indícios suficientes para denunciar Netanyahu, impondo ao premiê, atualmente em seu quarto mandato, um dos maiores desafios ao seu longo domínio na política de Israel. Netanyahu, de 68 anos, nega qualquer irregularidade nos dois casos e disse que as investigações policiais não darão em nada. Agora cabe ao procurador-geral determinar se o acusa ou não.

Entre 1 mil e 1,2 mil manifestantes se reuniram em uma praça de Tel Aviv, alguns com cartazes dizendo “corruptos, vão para casa” e “ministro do crime”. “Achamos que o primeiro-ministro deveria se desqualificar imediatamente e renunciar”, disse Shlomit Bar, professor de música aposentado de 63 anos. “Ele não pode mais ser o primeiro-ministro de Israel”.

O premiê não tem a obrigação legal de deixar o cargo em tais casos, a menos que seja condenado em um tribunal. A coalizão de governo de direita de Netanyahu parece estável por ora, já que parceiros essenciais disseram que esperarão a decisão do procurador-geral.

“Do ponto de vista moral, é uma desgraça para o Estado de Israel que um primeiro-ministro seja suspeito de crimes tão graves”, opinou Oren Simon, um dos manifestantes. “Ele deveria ir para casa. Chega”. Uma pesquisa publicada na quarta-feira mostrou que quase metade do eleitorado do país acredita na polícia, e não em Netanyahu.

A sondagem, divulgada no canal de televisão Reshet, revelou que 49 % dos entrevistados se inclinou para a versão policial, segundo a qual Netanyahu agiu de forma inadequada. Vinte e cinco por cento disseram acreditar no premiê, e os restantes 26 % disseram não saber em quem acreditar.

Defesas aéreas

Israel acredita ter destruído praticamente a metade das defesas aéreas da Síria, informou o jornal israelense Haaretz citando fontes do governo. Segundo o diário, autoridades do alto escalão das Forças de Defesa Israelenses consideraram um “sucesso” a ampla operação deste fim de semana e afirmaram que estão “cientes” dos riscos envolvidos em uma ofensiva desse tipo.

Os ataques de Israel contra as defesas aéreas sírias destruíram as baterias que dispararam os mísseis em seus caças e também quatro alvos iranianos, incluindo um centro de controle de drone e sistemas de comunicações, acrescentou o Haaretz.

O Haaretz diz que, segundo a avaliação preliminar baseada na investigação das Forças Aéreas Israelenses sobre o incidente, o governo sírio conseguiu abater o jato israelense porque a aeronave estava voando em grande altitude, aparentemente para verificar se os mísseis disparados contra os alvos iranianos realmente os atingiram.

Naquele ano, Israel invadiu o sul do Líbano – o conflito acabou por envolver a Síria. O ataque de sábado contra defesas aéreas sírias ocorreu depois que um drone iraniano supostamente lançado da Síria foi avistado e interceptado em território israelense.

Durante a ofensiva, um caça israelense foi abatido por forças sírias e caiu no norte de Israel. Os pilotos tiveram que se ejetar – e um deles está gravemente ferido. Israel respondeu, então, com uma segunda rodada de ataques contra alvos militares iranianos e sírios “em operação dentro da Síria”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deputados venezuelanos cobram pulso firme do Brasil com a Venezuela
Bebê gorila nasce por meio de rara cesariana feita por um ginecologista
https://www.osul.com.br/manifestantes-pediram-renuncia-do-primeiro-ministro-de-israel-por-corrupcao/ Manifestantes pediram a renúncia do primeiro-ministro de Israel por corrupção 2018-02-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar