Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Maranhão fecha com o governo

Compartilhe esta notícia:

Waldir Maranhão (Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Opositor ao PMDB e contra o impeachment da presidente Dilma, o presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), acaba de fechar com o governo Michel Temer. Pesou a mão oculta de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), seu padrinho. A despeito de alguns opositores, a maioria dos partidos aceitou o acordão, e Maranhão deve ficar. Foi humilde e pediu desculpas pela trapalhada do cancelamento da sessão do impeachment de Dilma. Pretende tocar pauta governista e atender ao colégio de líderes. Diz que vai priorizar projetos que gerem emprego. “Não serei obstáculo, serei solução”, repete.

Rosso di rabbia

Quem está brabo é o federal Rogério Rosso (PSD-DF). Ele era o candidato da coalizão governista para assumir a presidência. Mas Maranhão fica. Se não fizer bobeira.

Atirador

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) dispara a metralhadora contra Temer: “O chanceler José Serra diz sandices, mas [Henrique] Meirelles é quem manda. E quem manda em Meirelles?”.

Radar ligado

Temer quer um lugar ao sol para Nelson Jobim na Esplanada. É um dos notáveis da lista. Foi oferecido o Comitê de Ética da Presidência. Jobim negou.

Voando

O aeroporto de Salvador (BA) continua uma sauna, e o de Belém (PA), aguarda ar condicionado. Mas a Infraero, que repete ter orçamento curto, teve dinheiro para mandar para os Estados Unidos duas servidoras para o Recon the Global Retail Real Estate Convention. São Marcia Vituzzo, superintendente em SP, e a gerente Eliana Abreu.

Separação de Poderes

Em Minas, a turma do “Vem pra rua”, contra Lula e Dilma, exigiu do PMDB que se afaste do PT. Deu prazo de dez dias. Bruno Júlio, do PMDB de Belo Horizonte, é cotado para comandar a Secretaria Nacional da Juventude do Planalto, feudo do PCdoB há 13 anos.

Café com pão

O governador Fernando Pimentel (PT), de Minas, está com medo da imprensa e de andar em público. Reuniu-se ontem pela manhã com seu advogado em Brasília (DF) no fundo da Padaria Pão Delícia, na quadra 209 Sul, por mais de uma hora.

Ventania

Os ventos que sopram do STJ em Brasília para as montanhas mineiras dão conta de que Pimentel não passa de 2017 como governador.

Vem troco, uai!

A bancada mineira do PMDB se sente alijada pelo presidente Temer. Não tem ministério e perdeu o líder Leonardo Quintão. “Vamos dar o troco”, diz um revoltado.

Data Venia?

Anos atrás um juiz de Niterói (RJ) brigou com os vizinhos e funcionários do seu prédio porque exigia ser chamado de “senhor” e não de “você”. Agora, no Paraná, um desembargador é acusado de agredir uma dona de casa com, acredite, um soco.

Dr. Desrespeito

Segundo relatos, a briga chegou às vias de fato depois que ela reclamou de entulho deixado perto de sua casa. Não satisfeito, o doutor determinou a prisão do marido da dona de casa, que é policial civil. O caso está no Conselho Nacional de Justiça.

Vox Populi

O relator, deputado federal Maia Filho (PP-PI), revela que é favorável à convocação de uma Assembleia Constituinte exclusiva para reformas Política e Tributária. O projeto será analisado pela CCJ da Câmara. Maia vai sugerir audiências públicas para o debate.

Condução coercitiva

Presidente da CPI da Funai/Incra, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), da bancada ruralista, entregou à PF vídeos da confusão da audiência cancelada em Porto Alegre. De cara, os agentes já identificaram 20 baderneiros. O camburão está com a chave na ignição.

Bancada do apito

O PSC do Pastor Everaldo, aliado de Aécio Neves na campanha de 2014 e neoaliado do presidente Michel Temer, pediu o comando da Funai.

Ponto Final

“Dilma é reconhecida por ser incorruptível, mas é chamada de prepotente e incompetente.” Do jornal francês Le Monde.

Com Walmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Reunião do PDT para expulsar apoiadores do impeachment pode ser adiada
Sartori torce para que seu projeto de gestão prossiga nos próximos anos
https://www.osul.com.br/maranhao-fecha-com-o-governo/ Maranhão fecha com o governo 2016-05-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar