Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Tecnologia O dono do Facebook, Mark Zuckerberg, vai ter de se explicar no Reino Unido

Compartilhe esta notícia:

O motivo para o chamado é o vazamento de dados de usuários da rede social pela Cambridge Analytica, além das preocupações subjacentes acerca da privacidade na internet. (Foto: Reprodução)

As autoridades do Reino Unido colocaram o CEO do Facebook na berlinda. O anuncio propõe que, caso não se ofereça para depor perante o Parlamento na próxima vez que ele pisar em território britânico, Mark Zuckerberg será convocado pela primeira vez para fazê-lo. O motivo para o chamado é o vazamento de dados de usuários da rede social pela Cambridge Analytica, além das preocupações subjacentes acerca da privacidade na internet.

Damian Collins, membro do Parlamento do Reino Unido, publicou em sua conta do Twitter a carta, dizendo que é importante que todos saibam que Zuckerberg ainda não está sob jurisdição do governo britânico, mas deverá se apresentar na próxima vez que entrar no país. Segundo Collins, no país “existem mais de 40 milhões de usuários do Facebook e eles merecem ouvir respostas precisas da empresa que [Mark] criou, e se é capaz de manter os dados de seus usuários seguros”.

Ao final da última semana, foi a vez do CTO do Facebook, Mike Schroepfer, ter sido convocado para responder perguntas perante um comitê parlamentar. Na ocasião, ele admitiu que sua companhia não havia lido os termos de serviços do aplicativo com o qual compartilhavam, de forma imprópria, os dados dos usuários com a Cambridge Analytica. Na mesma audiência, Schroepfer declarou que sua empresa continua investigando o ocorrido.

Collins, por sua vez, rebateu que Schroepfer não respondeu a todos os 40 pontos levantados. Por conta disso, ele escreveu 39 perguntas em sua carta, as quais abrangem desde o papel de outras entidades vinculadas ao tema, até detalhamentos de como é possível alterar as configurações de privacidade em um smartphone. As respostas devem ser enviadas pelo Facebook até o dia 11 de maio, juntamente com a decisão de Zuckerberg a respeito de seu testemunho voluntário.

Perfis falsos

De acordo com uma reportagem publicada inicialmente no The New York Times, a nova moda entre os estelionatários digitais é se passar pelo próprio Mark Zuckerberg e enganar usuários do Facebook e também do Instagram. O jornal apurou que, na maioria das vezes, os golpistas criam um perfil falso fingindo ser o CEO da rede social e abordam as vítimas via mensagem particular, afirmando que elas acabaram de ganhar um prêmio milionário.

Para resgatar o dinheiro, porém, o alvo é seduzido a fazer uma transferência de algumas centenas ou milhares de dólares para determinada conta — essa seria uma “taxa” de manutenção necessária para a retirada do presente. Obviamente, aqueles que eventualmente cairam no golpe jamais obtiveram nem o suposto prêmio e nem o valor investido de volta, visto que os criminosos bloqueiam seu perfil imediatamente.

Além de imitar o CEO, os golpistas também costumam se passar por Sheryl Sandberg, a atual chefe operacional do Facebook. Durante as investigações, o The New York Times encontrou 205 perfis falsos de Zuckerberg e 51 de Sheryl. Após alertar a rede social, todas as contas foram imediatamente excluídas. Um porta-voz da companhia se pronunciou sobre o assunto dizendo que encontrar tais perfis não é fácil, mas a equipe de moderação está se esforçando para melhorar nesse quesito.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Tecnologia

O Instagram terá bate-papo por vídeo
O Facebook apresentou os seus novos avatares de realidade virtual e eles são reais até demais
https://www.osul.com.br/mark-zuckerberg-e-convocado-para-depor-no-reino-unido/ O dono do Facebook, Mark Zuckerberg, vai ter de se explicar no Reino Unido 2018-05-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar