Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Mercado financeiro prevê retração maior da economia brasileira neste e no próximo ano

Compartilhe esta notícia:

Em doze meses até abril, porém, índice registrou retração de 5,3% (Foto: Reprodução)

Os economistas do mercado financeiro baixaram sua estimativa de inflação para este ano e estimaram uma contração maior do PIB (Produto Interno Bruto) em 2015 e 2016, segundo o Boletim Focus, divulgado pelo BC (Banco Central) nesta segunda-feira (31).

Para a inflação oficial do País, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a previsão do mercado recuou para 9,28%, contra 9,29% na semana anterior. Foi a segunda queda consecutiva desse indicador. Mesmo com a queda na previsão de inflação para este ano, se confirmado o resultado, será o maior índice desde 2003 – quando chegou a 9,30%. Para 2016, porém, os economistas elevaram sua expectativa de inflação de 5,50% para 5,51%, a quarta alta seguida. Pelo sistema que vigora no Brasil, a meta central para 2015 e 2016 é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

PIB

Para o comportamento da economia neste ano, os analistas passaram a estimar uma retração de 2,26%, a sétima queda seguida do PIB. Até então, a expectativa do mercado era de um recuo de 2,06% no PIB em 2015. Se confirmado, será o pior resultado em 25 anos, ou seja, desde 1990, quando foi registrada uma queda de 4,35%.

Para 2016, os economistas das instituições financeiras passaram a prever uma contração de 0,40% no PIB. Na semana anterior, haviam estimado uma retração de 0,24% para a economia no próximo ano. Para se ter uma ideia, no início deste ano, a previsão dos economistas era de uma expansão de 1,8% para a economia brasileira no ano que vem.

Se a previsão se concretizar, será a primeira vez que o País registrará dois anos seguidos de contração na economia. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos em território brasileiro, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o comportamento da economia.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Confiança do comércio atinge o menor nível da história
Ex-deputado Pedro Corrêa deve ser o primeiro político a fazer delação na Lava-Jato
https://www.osul.com.br/mercado-financeiro-preve-retracao-maior-da-economia-brasileira-neste-e-no-proximo-ano/ Mercado financeiro prevê retração maior da economia brasileira neste e no próximo ano 2015-08-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar