Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Mesmo com prorrogações, 6 milhões de pessoas ainda não se vacinaram contra a gripe

Compartilhe esta notícia:

Mais de 3,1 milhões de pessoas já se vacinaram no RS. (Foto: Divulgação/SES)

Mesmo após passar por diversas prorrogações, mais de 6,8 milhões de brasileiros dos grupos prioritários deixaram de se vacinar. a campanha nacional de vacinação contra a gripe não atingiu a meta colocada pelo Ministério da Saúde de imunizar 90% do público-alvo. Segundo dados apresentados pela pasta na terça-feira, só 86,1% dos 54,4 milhões de pessoas que deveriam ter tomado a proteção buscaram os postos de saúde.

Gestantes e crianças tiveram os menores índices de cobertura vacinal, de 73,2% e 73,4%, respectivamente. O público com maior taxa de vacinação foi o de professores, com 100%, seguido pelas puérperas — mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto — (98,4%), indígenas (93,6%) e idosos (92,8%).

Considerando os índices por Estado, Roraima e Rio de Janeiro foram as unidades da federação com as menores taxas de imunização. No primeiro, apenas 63% do público-alvo se vacinou. No segundo, esse índice foi de 65,2%. Ceará e Goiás foram os Estados com os maiores índices de vacinação, atingindo a meta de 100%.

Desde a última segunda-feira os municípios que ainda têm vacinas disponíveis foram autorizados pelo Ministério da Saúde a estender a vacinação também a crianças de 5 a 9 anos e adultos na faixa etária de 50 a 59 anos.

De acordo com o ministério, somente neste ano foram registrados no País 3.558 casos de gripe, com 608 óbitos. Desse total, 2.124 casos e 399 óbitos foram por H1N1.

Rio Grande do Sul

A SES (Secretaria Estadual da Saúde) orientou os municípios que, a partir desta semana as doses remanescentes fossem estendidas ao público geral, independente de faixas etária. Mais de 3,1 milhões de pessoas se imunizaram no Estado, o que representa uma cobertura de 82,2%.

Aos municípios, que são os responsáveis por definir localmente suas estratégias, a SES solicitou que sejam reservado um quantitativo de doses para que as gestantes possam tomar ao longo do ano, assim como a segunda dose para as crianças que receberam nesta edição da campanha a vacina pela primeira vez.

Nos dados registrados até a última sexta-feira, a menor cobertura está no grupo de crianças menores de 5 anos de idade. Das quase 600 mil que fazem parte desta faixa etária no RS, apenas 61,9% foram vacinadas. Entre os demais grupos, a maior adesão foi entre as pessoas acima dos 60 anos, que os mais de 1,3 milhão de pessoas vacinadas significaram uma cobertura superior a 91%, ultrapassando a meta da campanha que era 90%.

Porto Alegre

Com o número de doses bastante reduzido, Porto Alegre mantém a imunização contra a gripe até o final dos estoques de vacina, para toda população, tendo ainda como prioridade os públicos-alvo, com ênfase para crianças e gestantes, grupos que apresentam as mais baixas coberturas vacinais. Desde o início da campanha, em abril, a Capital vacinou 78,32% das pessoas que integram os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Conforme a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, as doses estão no final e não há indicativo de reposição, de acordo com o setor de imunizações do Estado.

O vacinômetro do SIPNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações) indica que foram administradas 323.964 doses nos grupos prioritários da Capital. Até o dia 25, os grupos com menor percentual de imunizados permaneciam sendo o das crianças (56,36%) e o das gestantes (56,63%). Os demais superaram 60%: professores (81,63%), trabalhadores da saúde (75,81%), puérperas (82,41%), idosos (88,15%) e indígenas (93,75%).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

No Pampa Debates, um bate-papo com o Procurador-Geral de Justiça, Marcelo Dornelles
Políticos na mira da Operação Lava-Jato comemoram solução da Segunda Turma do Supremo para soltar o ex-ministro José Dirceu
https://www.osul.com.br/mesmo-com-prorrogacoes-seis-milhoes-de-pessoas-ainda-nao-se-vacinaram-contra-a-gripe/ Mesmo com prorrogações, 6 milhões de pessoas ainda não se vacinaram contra a gripe 2018-06-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar