Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Mesquita de cidade natal de terrorista francês diz que ele não a representa

Compartilhe esta notícia:

Ismael Omar Mostefai nasceu há 29 anos na cidade francesa de Courcouronnes. (Foto: Reprodução)

Ismael Omar Mostefai nasceu há 29 anos em Courcouronnes, mas não foi nesta cidade da região de Paris (França) onde adquiriu as ideias radicais que o levaram a cometer, com outros dois cúmplices, um massacre na sexta-feira na casa de shows Bataclan. Identificado graças à impressão digital de um dedo que perdeu após detonar seu colete de explosivos, seu rastro se dissipa na cidade que o viu nascer, mas que abandonou há dez anos.

“Se ele tivesse vindo a esta mesquita, não teria feito o que fez”, afirmou o reitor do centro muçulmano da cidade, Khalid Merroum. À frente de uma das maiores mesquitas da França, Merroum lamenta que atos como os atentados que provocaram pelo menos 129 mortes em sete lugares diferentes da capital francesa manchem a imagem do islã.

“Os jovens que vêm aqui às vezes têm problemas, mas lhes transmitimos valores saudáveis. Se ele tivesse frequentado a mesquita, teria estado em um ambiente melhor”, afirmou. Merroum acredita que este caso mostra que o problema da radicalização vem da Bélgica, onde, segundo ele, “alguns imãs” propagam ideias radicais.

O reitor não tem nenhuma lembrança de Ismael, embora o sobrenome lhe soe familiar. “Venho do mesmo bairro”, afirmou o religioso nascido em Ceuta e que se mudou para a França no começo dos anos 1980.

A marca mais próxima do suicida na região é que seu irmão vive na cidade vizinha de Bondoufle, separada de Courcouronnes por uma rua e cujos moradores viram alarmados um impressionante dispositivo policial chegar na noite de sábado. O objetivo era buscar provas na casa do irmão do terrorista.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Coreia do Norte afirmou que as novas sanções da ONU são “ato de guerra”
Ziulkoski confirma que repatriação de recursos pode trazer R$ 1,6 bi para o RS
https://www.osul.com.br/mesquita-de-cidade-natal-de-terrorista-frances-diz-que-ele-nao-a-representa/ Mesquita de cidade natal de terrorista francês diz que ele não a representa 2015-11-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar